Maior grife de tapetes do Brasil, a by Kamy desembarca na Itália para participar da Semana de Design de Milão 2021, que ocorre entre 04 e 10 de setembro de 2021.

A marca foi convidada para representar a tapeçaria nacional nas exposições tanto no supersalone quanto no Fuorisalone da Brazilian Furniture, projeto idealizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores do Governo Federal.

Com 34 anos de história, a by Kamy carrega em seu DNA uma conexão profunda com a origem de seus produtos, buscando técnicas e materiais específicos e regionais, que resultam em tapetes, arazzos e tapeçarias que abraçam o mundo sob o olhar do design brasileiro.

O grande destaque da marca na mais importante feira de design do mundo será o by Kamy Arte, unidade criativa da empresa que reúne peças de tiragem limitada, confeccionadas com teor artístico apurado e qualidade superior.

Usando o ‘mundo como fábrica’, a by Kamy estabeleceu parcerias exclusivas com as antigas tecelagens que, até hoje, produzem preciosas manufaturas feitas à mão como as que você verá a seguir.

Conheça agora os destaques da by Kamy Arte na Semana de Design de Milão 2021:

Tarsila do Amaral©

Certas pessoas vivem à frente de seu tempo, pois conseguem ser visionárias e desbravadoras diante de desafios inimagináveis. Tarsila do Amaral© (1886 – 1973) foi assim: uma mulher luminosa e iluminada, uma das artistas essenciais para a história da pintura e das artes visuais brasileiras.

Os movimentos modernista e antropofágico são ícones culturais importantes na carreira da artista que se misturam à história do próprio Brasil. As preciosas tapeçarias da by Kamy representam fielmente as obras de Tarsila, as quais se inspiram nas cores e paisagem do Brasil.

Tecidas à mão, através de um estudo minucioso, feito com exclusividade para a by Kamy, cada uma respeita a delicadeza do desenho em sua interpretação têxtil.

Uma nova leitura que permite, além de um design acessível, valorizar e promover a expansão da arte nacional para o mundo, perpetuando essa grande artista.

 

Yu Li Min

Artista plástica especializada em artes têxteis, a designer chinesa Yu Li Min expressa em cada tapete uma comunhão ímpar entre cores e formas repletas de detalhes que remetem ao clima tropical da época modernista brasileira, uma fusão incrível entre gerações, tradições e origens.

Suas peças são tecidas por meio de um trabalho minucioso em tear manual. Cada tapete é único e os desenhos são minuciosamente trabalhados através de uma tecitura de alta complexidade: a perfeita união entre a arte têxtil chinesa e a ‘ginga’ brasileira.

São tapetes kilins perfeitos para áreas internas como salas, quartos, livings, escritórios, varandas cobertas e home theaters, mas podem ser utilizados também como tapeçarias, pois são leves e de fina tecitura.

 

Gilvan Samico

Pintor, desenhista e gravador, o brasileiro Gilvan Samico tinha grande preocupação em explorar as possibilidades da madeira. Sob a curadoria atenta de Daniella Bauer, a by Kamy selecionou alguns trabalhos de Samico e desenvolveu arazzos exclusivos respeitando a delicadeza dos traços, linhas e cores. Essa nova leitura valoriza e promove a expansão da arte no mundo, perpetuando em um novo material o trabalho singular do artista.

 

Niobe Xandó

Em projeto conjunto com a brasileira Niobe Xandó (1915-2010), a by Kamy selecionou pecas icônicas da artista que foram transformadas em arazzos. Cada uma das peças é produzida à mão por experientes artesãos chineses.

Os preciosos arazzos representam fielmente as obras de Niobe, cada uma respeita a delicadeza do desenho em sua interpretação têxtil, rica em detalhes e suntuosa. Uma obra de arte para ser exposta em paredes