A primeira edição do programa On view, apresentada pelo Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, busca levar novas experiências sensoriais e estéticas em uma parceria inédita com duas renomadas galerias de arte curitibanas: Galeria Simões de Assis e SIM Galeria. Com espaço também em São Paulo, ambas têm como foco promover a arte moderna e contemporânea de artistas brasileiros e internacionais com mostras de pintura, fotografia, escultura e vídeo.

Fundada em 1984, a Galeria Simões de Assis representa alguns dos principais nomes do cenário artístico brasileiro como Abraham Palatnik, Alfredo Volpi, Ângelo Venosa, Arcângelo Ianelli, Ascânio MMM, entre outros. Já a SIM Galeria, há 8 anos no mercado,  nasceu do trabalho dos irmãos Guilherme e Laura Simões de Assis. A dupla cresceu sob a atmosfera da arte, na galeria do pai, a Simões de Assis. Dessa forma, a SIM agrega este legado histórico a uma gestão jovem e inovadora.

As peças compõem parte do acervo das galerias e ficarão expostas na recepção e restaurante do hotel. De agosto a 30 de outubro, os trabalhos de Gonçalo Ivo (Rio de Janeiro-RJ, 1958) e Paolo Ridolfi (Maringá-PR, 1962) poderão ser apreciados pelos hóspedes. Dois artistas cujas trajetórias convergem em certa medida na importância de suas obras na arte contemporânea brasileira. As exibições serão renovadas a cada 3 meses e transformam as áreas comuns do resort em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto.

Da afinidade dos artistas com o referente essencial da pintura modernista nascem produções distintas. De um lado, o maringaense Paolo Ridolfi retoma a conexão milenar entre a pintura e a arquitetura. Cria planos, distorce eixos de tensão da tela, conferindo ao campo pictórico uma sensação de ruptura de seu estável equilíbrio. Já o carioca Gonçalo Ivo traz o estudo da geometria – companheira antiga dos tempos da faculdade de arquitetura e urbanismo – por meio do emprego da cor e da luz. É possível identificar em sua produção o tratamento reduzido de fachadas, assim como a extração de elementos da paisagem. Todos parecem rigorosamente encaixados, sustentando uns aos outros, numa poética que aprecia tanto o acúmulo de componentes como a exata adequação de todos eles à composição proposta.

*Fotos obras Gonçalo Ivo / reprodução do site Galeria Simões de Assis