O poder da música e suas relações com outros campos culturais, como poesia, cinema e artes plásticas, permeiam o bate-papo do terceiro encontro do II Conversarte, que recebe como convidados Nelson Motta, Gringo Cardia e Guilherme Kastrup. Realizado pela Montenegro Produções Culturais e pelo Ministério da Cidadania, o evento acontece dia 06 de agosto no Pátio Batel, em Curitiba, com a mediação de Bruna Covacci.
Jornalista, escritor e compositor, Nelson Motta foi um participante ativo dos principais acontecimentos da história da música popular brasileira, sendo por isso considerado uma referência no assunto e na relação da MPB com a formação da sociedade brasileira nos últimos 40 anos. Responsável pela imagem de diversos artistas brasileiros, Gringo Cardia já produziu cenários de shows, videoclipes e capas de disco para nomes como Tom Jobim, Gilberto Gil, Legião Urbana, Rita Lee e Carlinhos Brown. O artista, arquiteto e designer – que ganhou, em 1990, o primeiro prêmio MTV Awards do Brasil – assina a direção de arte e concepção do Prêmio da Música Brasileira há mais de 25 anos.
Ao lado deles, participa também do encontro o baterista, percussionista e produtor musical Guilherme Kastrup. Dedicado ao estudo da música tradicional brasileira, Kaustrup já atuou ao lado de artistas como Adriana Calcanhoto, Arnaldo Antunes, Maria Bethânia, Elza Soares e Ney Matogrosso. Em 2013, lançou seu primeiro álbum autoral, Kastrupismo – o segundo, batizado de Ponto de Mutação, está previsto para outubro deste ano. “São profissionais renomados, que conhecem e conseguem falar com muita propriedade sobre a música brasileira. Com certeza será uma conversa muito rica, com troca de experiências, insights, ideias e reflexões sobre o cenário musical contemporâneo”, revela Carolina Montenegro, diretora da Montenegro Produções Culturais e coordenadora geral do projeto.
As transformações na maneira de produzir e consumir música, a economia criativa e a internet como meio dominante na vertiginosa evolução tecnológica que atingiu o setor musical nos últimos anos, bem como o circuito de shows e festivais enquanto parcela econômica relevante neste cenário, serão outros temas contemplados por meio deste diálogo cultural. Os convidados ainda refletem sobre direitos autorais, o papel das gravadoras e os serviços de streaming musical.
Em paralelo, a Galeria InterARTividade – localizada no piso L3 do shopping – recebe, entre os dias 22 de julho e 11 de agosto, uma exposição do fotógrafo Maringas Maciel. Com curadoria da Montenegro Produções Culturais, a mostra apresenta o trabalho do artista relacionado à música – antes de se tornar fotógrafo, Maciel trabalhou por 25 anos como produtor e técnico em shows de artistas consagrados, como Cazuza, Marisa Monte e Blindagem, rodando palcos por quase o mundo todo.
A segunda edição do Conversarte marca o início da parceria da Montenegro Produções Culturais com o Hospital Erasto Gaertner, que passará a ser beneficiado com a receita de venda dos ingressos, além de receber em suas instalações oficinas artísticas envolvendo pacientes, familiares e colaboradores do hospital. Os ingressos para cada evento custam a partir de R$ 18 (meia-entrada) e estão à venda pelo Disk Ingressos.
*Imagem destaque by Natalie Perea / Unsplash
*Fotos divulgação