Publicado em 18 de junho de 2019, por Redação com ass. de imprensa

A literatura e suas conexões com diversas outras manifestações artísticas, como cinema, fotografia, teatro e música. Este é o tema central do próximo encontro do II Conversarte, realizado pela Montenegro Produções Culturais e pelo Ministério da Cidadania. O bate-papo, que acontece dia 02 de julho no Pátio Batel, em Curitiba, tem como convidados o jornalista e escritor Fabrício Carpinejar e a roteirista, apresentadora, atriz e escritora Fernanda Young.

Transitando entre poesias, crônicas, reportagens e a literatura infantojuvenil, o jornalista Fabrício Carpinejar já publicou mais de 40 livros e conquistou diversos prêmios literários, como o Jabuti, o Prêmio Literário Internacional Marengo d’Oro e o Prêmio Nacional Olavo Bilac – é ainda comentarista no programa Encontro com Fátima Bernardes e colunista dos jornais Zero Hora e O Globo. Reunindo uma bibliografia de sucessos, composta de títulos como Aritmética, As pessoas dos livros e Dores do amor romântico, Fernanda Young também atua como roteirista (participou de Os Normais, Minha Nada Mole Vida, Macho Man, dentre outros) e apresentadora (já esteve em Saia Justa, Irritando Fernanda Young e Confissões de Adolescentes, por exemplo).

Discussões sobre a leitura e o modo como o brasileiro consome a literatura, a formação de repertório cultural, as atuais perspectivas relacionadas aos gêneros literários, o retrato dos jovens escritores e suas referências artísticas na construção de um corpo literário nacional, os suportes digitais e suas influências na arte da escrita, bem como reflexões acerca da memória, história, apropriações e linguagens da literatura são outros temas que permeiam a conversa, mediada pelo publicitário e escritor Guilherme Krauss. “Também teremos na pauta questões sobre o mercado editorial, a profusão de festivais literários e o escoamento das obras de autores contemporâneos. Será um diálogo muito rico”, revela Carolina Montenegro, diretora da Montenegro Produções Culturais e coordenadora geral do projeto.

Em paralelo, a Galeria InterARTividade – localizada no piso L3 do shopping – recebe a exposição A caricatura da arquitetura, do desenhista, chargista, designer gráfico, ilustrador e sketcher paranaense Simon Taylor. Com curadoria de Tom Lisboa, a mostra – em cartaz entre os dias 17 de junho e 07 de julho – apresenta uma série de desenhos e vídeos de Curitiba e de diversas outras cidades pelas quais o artista já passou. Taylor, que é um dos fundadores do grupo Urban Sketchers e autor de três livros, mescla de forma natural e orgânica seu traço cartunesco com distorções dos registros gráficos das paisagens que captura.

A segunda edição do Conversarte marca o início da parceria da Montenegro Produções Culturais com o Hospital Erasto Gaertner, que passará a ser beneficiado com a receita de venda dos ingressos, além de receber em suas instalações oficinas artísticas envolvendo pacientes, familiares e colaboradores do hospital. Os ingressos para cada evento custam a partir de R$ 18 (meia-entrada) e estão à venda pelo Disk Ingressos.

Crédito foto dos livros: Patrick Tomasso / fotos dos autores: divulgação


[ VEJA MAIS ]