Após passar por Curitiba, Foz do Iguaçu, Goiânia, Recife, Fortaleza, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Maringá, a exposição Múltiplo Leminski está em Londrina. Até dia 30 de junho, a mostra – resultado de anos de pesquisa e catalogação da produção do escritor e poeta paranaense Paulo Leminski – está em cartaz no Museu Histórico de Londrina.
Composta por mais de mil objetos pessoais que vão de poesias rascunhadas em guardanapos, quadros, a coleção de dicionários, a exposição é dividida em diversos espaços cênicos e instalações que pretendem revelar a multiplicidade do artista.
A Múltiplo Leminski tem a curadoria de Alice Ruiz, Estrela Ruiz Leminski e Aurea Leminski. A exposição revela a vida e obra do escritor, poeta, músico, compositor, romancista, tradutor, ensaísta, judoca e publicitário curitibano por meio de objetos pessoais e documentos deste artista que continua a encantar o público pela variedade e relevância de suas obras, sejam elas literárias, musicais ou gráficas. “Ficamos muito felizes por auxiliar no fomento e resgate dessa arte genuinamente paranaense. A cada edição da mostra, vamos redescobrindo e resignificando certos aspectos, enriquecendo a memória sobre Leminski”, destaca Aurea Leminski, curadora da exposição ao lado de Alice Ruiz e Estrela Ruiz Leminski.
O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Paraná e tem apoio da Copel, da Secretaria de Cultura de Londrina e da Prefeitura de Londrina.
A entrada é franca e o Museu Histórico de Londrina fica na Rua Benjamin Constant, 900 – Centro.
Horários de visitação
De terça a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h30
Sábados, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h
Domingos, das 13h30 às 17h
Crédito das fotos: José Vieira