O artista Takashi Murakami, um dos principais nomes da arte japonesa contemporânea, ganha sua primeira mostra individual no Brasil. Realizada pelo Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, “Murakami por Murakami” traz 35 obras com pinturas ultracoloridas que chegam a medir 3 por 10 metros, além de alguns vídeos onde a arte ganha vida por meio de desenhos animados.

Com curadoria de Gunnar B. Kvaran, o mesmo da mostra de Yoko Ono realizada em 2017, a exposição une a arte tradicional japonesa com a cultura pop contemporânea, trazendo uma conexão do artista com a subcultura de seu país, marcada por fantasias otaku, centradas em anime, mangá e videogames.

A mostra explora o talento extraordinário e único de Murakami por meio de obras que revelam a figura de Mr. DOB, um de seus personagens mais marcantes, as recentes pinturas concentradas no Zen-budismo e a apropriação e interpretação dos trabalhos de Francis Bacon e sua noção de autorretrato.

O estilo inconfundível de Murakami o transformou em um fenômeno que se destaca no mundo do entretenimento e da moda. O artista já firmou parcerias com grandes marcas, como Louis Vuitton e Vans, e renomados músicos, como Kanye West, Pharrell Williams e Billie Eilish.

A exposição ocorre até o dia 15 de março, de terça a domingo, das 11h às 20h, com ingressos a R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia). Às terças-feiras a entrada é gratuita mediante retirada de senha. O Instituto Tomie Ohtake fica em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, na Avenida Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés, 88). Mais informações pelo site: www.institutotomieohtake.org.br

*Fotos: Takashi Murakami/Kaikai Kiki Co., Ltd.