O Museum of Fine de Houston apresenta Ernesto Neto: SunForceOceanLife, uma grande encomenda e uma das maiores obras de crochê feitas até hoje pelo artista. Suspenso no teto, o trabalho forma um labirinto monumental de caminhos coloridos definidos por redes complexas.
“Ernesto Neto cativou audiências em todo o mundo com seus ambientes multissensoriais e estruturais cada um único na natureza e na experiência do visitante”, disse Gary Tinterow, Diretor da Cátedra Margaret Alkek Williams, MFAH. “Estamos muito satisfeitos em trazer esta peça monumental e única para o nosso Museu e para a nossa coleção. É um exemplo de nosso compromisso contínuo com a arte latinoamericana e apresentações de instalações imersivas e contemporâneas ano após ano. ”
SunForceOceanLife é uma instalação em espiral que destaca a relação cíclica entre o sol e o mar para produzir vida na Terra. Neto usou materiais amarelos, laranja e verdes que são tecidos feitos à mão em uma e costurados juntos em uma formação espiral. A estrutura forma um ponto de entrada e um ponto de saída. À medida que os visitantes entram, eles seguem um caminho pelas passagens internas até o centro. Cada seção de crochê é preenchida com bolas de plástico macio sob os pés que se movem a cada passo, forçando os visitantes a se concentrarem em seu equilíbrio interno e na estabilidade de seus próprios corpos.
Instalações exuberantes, participação do público nas suas obras, a inspiração na natureza são marcas registradas deste artista tão magnífico e único!
*Imagens: Divulgação