No próximo sábado, 14 de novembro, será celebrado o Dia Mundial do Combate ao Diabetes. A data foi criada em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a população sobre os perigos dessa doença silenciosa, que muitas vezes é descoberta em uma crise.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, 16 milhões de brasileiros vivem com a doença. Só que ao contrário do que muitos imaginam, ter o diagnóstico não significa estar submetido a uma alimentação sem sabor, já que substitutos ao açúcar podem devolver o prazer de saborear uma deliciosa sobremesa nos momentos de lazer com a família e os amigos.
O que é diabetes?
Diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento de açúcar no sangue, mas não pense que a causa é o consumo exagerado de doces. A causa da doença é multifatorial, ou seja, a junção de vários fatores que vão desencadeá-la, como ganho de peso, sedentarismo, tendência genética e hábitos de vida pouco saudáveis.
Os primeiros sintomas são: muita sede, apetite exagerado, grande vontade de urinar, visão embaçada, boca seca, fadiga, fraqueza e dificuldade para cicatrização de pequenos ferimentos. Pessoas com histórico familiar da doença, devem realizar exames periódicos, praticar atividades físicas regularmente e manter a alimentação equilibrada com a ingestão de frutas, verduras e legumes, já que a predisposição para o desenvolvimento é maior. Caso você apresente alguns desses sintomas, a recomendação é procurar orientação médica.
Com o diagnóstico positivo, diabéticos devem reduzir o consumo de açúcares, já que eles afetarão diretamente sua glicemia. O recomendado é fazer trocas saudáveis como substituir o açúcar do café por adoçantes, ou até mesmo parar de adoçar, e trocar os doces tradicionais feitos com açúcar por outras opções sem açúcares adicionados, que terão menor impacto na glicemia. Além das substituições, deve-se ter uma atenção especial para alimentação como um todo, deixando-a mais equilibrada e dentro das necessidades individuais, e incluir na rotina a prática regular de algum tipo de atividade física.
A Flormel, empresa líder no segmento de doces sem adição de açúcares, entende as restrições que a patologia pode causar e, por isso oferece uma vasta linha de doces em tabletes certificados pela ANAD, Associação Nacional de Atenção ao Diabético, que pode ser consumida por diabéticos e outras pessoas que desejam manter uma vida mais saudável e equilibrada.
A linha é dividida entre, doce de leite, pé de moleque, paçoca de castanhas e chocolate, abacaxi com coco, cocada, paçoca, doce de leite com nozes, doce de leite com coco e goiabada. Todos são versões sem adição de açúcares dos doces tradicionais. Deliciosos e em embalagens individuais, são adoçados com taumatina, um poderoso adoçante natural que não eleva a glicemia.
A Paçoca de Castanhas com Chocolate Zero, por exemplo, é versão inovadora e deliciosa da nossa tradicional paçoquinha, feita com amendoim, castanha de caju e cobertura de chocolate. O doce é sem glúten, sem adição de açúcares ou adoçantes, além de ser fonte de fibras.