Contar histórias através de ingredientes e diferentes regiões, e transformá-las em drinks originais ou clássicos é o que hoje move bartenders, na busca de elevar a coquetelaria ao seu merecido lugar de destaque. De meros coadjuvantes, coquetéis passam a ser protagonistas em bares do mundo inteiro. Não é diferente no Botanique Hotel, na Mantiqueira, que acaba de lançar sua nova carta de drinks com clássicos e autorais, muitos deles utilizando insumos colhidos das 350 caixas de hortas ao redor da propriedade.

“É literalmente dentro do conceito “foraging” que leva para as receitas ingredientes colhidos no dia, que baseamos nossa carta de drinks”, conta Fernanda Ralston Semler, idealizadora do Botanique. Ela acrescenta que a Mixologia é a 12ª curadoria do hotel, que recebeu outras tantas nos quesitos Amenities, Águas, Arte, Design, Gastronomia e Música, apenas citando algumas.  “Contamos com a expertise da Shakers, que traduziu o conceito pós-luxo que ancora todo o hotel, e que portanto também deveria estar presente em nossos coquetéis”, completa Fernanda.

Literalmente “do campo para as taças”, os novos drinks ganham frescore perfume como o Rosato Mio, que leva Ramazzotti, espumante e manjericão roxo da horta, ou o G&T Botanique, com lavanda colhida na hora, ou a Cachaça Julep, com hortelã da horta e xarope de açúcar, e o Expresso Martini, que leva vodka, licor de café, xarope artesanal de açúcar, grãos de café e café expresso, do blend exclusivo criado para o hotel.

Cachaças, por sua vez, ocupam lugar de destaque no bar do Botanique, onde o hóspede ou visitante encontra rótulos brasileiros dos mais seletos, e que perfumam drinks como a Cachaça Sour, com suco de limão fresco siciliano, xarope artesanal de açúcar, e clara de ovo pasteurizada desidratada. É também com twist de limão siciliano da horta o French 75, com espumante , xarope artesanal de açúcar e gin. 

Como já era de se esperar, o gin, continua exercendo sua soberania entre as bebidas da vez, e está presente na carta em receitas como o Cucumber Gimlet, com Gin, suco de limão Tahiti, pepino, xarope artesanal de açúcar e lâmina de pepino. Ou no GT&Harmonizações, que usa um buquê de especiarias como zimbro, manga desidratada, pimenta rosa, limão siciliano, limão tahiti, lavanda e alecrim; noTea&Tonic, com chá de frutas vermelhas; e no Gin&Tonic, que convida o hóspede a montar sua bebida a gosto, escolhendo os botânicos de uma caixa de especiarias a seu dispor. 

A carta inclui ainda o Whisky Collins, à base de Bourbon, suco de limão siciliano, angostura, xarope de açúcar ½ lua de laranja Bahia, cereja amarena e club soda, e o Amaretto Sour, com licor de Amaretto, Bourbon, suco de limão siciliano, xarope artesanal de açúcar,  e clara de ovo pasteurizada desidratada.

Alguns drinks sem álcool como o Leite de Amêndoas e o Chá de Hibisco também estão disponíveis, ao lado de clássicos que foram mantidos da carta anterior como Bloody Mary, Cosmopolitan, Dry Martini, Manhattan, Mojito, Negroni, Caipirinhas, Caipiroskas e Saqueirinhas de frutas e Aperol Spritz.

*Fotos: Divulgação