Já imaginou experimentar receitas de várias partes do mundo em um único lugar? Assim é o MIKI, um restaurante kosher com o cardápio recheado de pratos italianos, espanhóis, franceses, árabes e até havaianos, preparados de forma artesanal e conforme a tradição judaica.

Da cozinha comandada pelo chef uruguaio Carlos Román saem as preparações supervisionadas por um mashguiach que faz um controle minuscioso, desde as matérias-primas até a finalização das refeições que são servidas nos salões da casa ou entregues pelo delivery.

Kosher de leite, o MIKI não tem carne nem aves em seu cardápio e todas as receitas levam ingredientes frescos e 100% naturais, o que torna a casa uma opção para vegetarianos, veganos e pessoas que buscam uma alimentação leve e saudável.

Para começar a viagem gastronômica há entradas como o Babaganuche, tradicional pasta árabe feita com berinjelas assadas e defumadas, e o peruano Ceviche de Linguado que leva o peixe fresco, cebola roxa, pimenta dedo de moça, suco de limão e azeite. Outra sugestão é a italianíssima Polenta Cremosa que, além do tempero da casa e queijo parmesão, é servida com mix de cogumelos shimeji, paris e porto belo.

Já, para os quem gosta de massa há sugestões como o Fagottini de Queijo e Espinafre, feito com massa finíssima e coberto com molho Pomodoro, e o cremoso Sorrentino de Salmão recheado com peixe e queijo e finalizado com molho Caruso.

Outro ponto forte do lugar são os peixes frescos preparados pelo chef como o Atum Mediterrâneo, onde a posta grelhada é servida com croquete de arbóreo, vinagrete de cebolinha e especiarias, pesto e creme de tomate. A Paella de Robalo é outra opção para dividir com 2 ou 3 pessoas. Nessa versão ela é preparada conforme a tradição espanhola com tenros pedaços de peixe, pimentões verdes, vermelhos e amarelos e açafrão importado para proporcionar o autêntico sabor mediterrâneo.

No jantar, uma atração à parte são as pizzas napolitanas de longa fermentação feitas com farinha italiana.Há versões com borda alta e crocante como a de Anchovas com Mozzarella e a tradicional Marguerita que leva mozzarella kosher, tomate em rodelas e manjericão fresco.

Para sobremesa fique em dúvida entre o francês Creme Brulée, com toque de baunilha e casquinha de açúcar maçaricado, e o argentino Crepe de Doce de Leite, recheado com doce de leite, finalizado com crosta de caramelo e acompanhado de sorvete de creme.

*Imagens: Divulgação