Quem pensa que somente Cuba produz excelentes charutos está enganado. Os charutos Off Cuba, aqueles produzidos fora da ilha, têm qualidade reconhecida e especialmente os brasileiros levam fama de serem saborosos, feitos com matéria-prima de qualidade e, o melhor: com excelente relação custo-benefício.
Inclusive, é na Bahia, na região do Recôncavo Baiano, que fica um dos principais polos de produção de tabaco, considerado um dos melhores do mundo. Além da produção de charutos de alto nível, a indústria charuteira é uma importante força econômica para a região.
Carolina Macedo, especialista em charutos e que comanda a Bulldog Tabacaria, em Curitiba, fez uma seleção especial com o que há de melhor na produção nacional. “Elaborei uma seleção com charutos para iniciantes e para os fãs, incluindo produtos com bom custo e que são requisitados no mercado internacional”, explica.
Confira os cinco charutos nacionais que você precisa experimentar:
1 Dona Flor Seleção
Dona Flor Seleção tem nota altíssima no ranking do setor publicado pela Cigar Aficionado, 92 exatamente. Para quem deseja iniciar no universo dos charutos, é a melhor pedida. Premium, enrolado à mão, tem fortaleza média e é muito aromático.
2 Dannemann Robusto Santo Antonio
Com sabor um pouco mais forte, o Dannemann Robusto Santo Antonio é um queridinho dos charutos nacionais. Robusto é uma das bitolas mais consumidas no mundo, esse charuto apresenta um sabor levemente cítrico, é suave e tem um aroma muito agradável.
3 Dannemann Toro Mata Fina
A diferença para o charuto acima, além da bitola, é a capa. Nesse caso é usado a folha de tabaco da Mata Fina, por isso o nome. Tem sabor mais marcante, é levemente condimentado e também é muito aromático.
4 Alonso Menendez Del Patron Gran Corona
É um charuto encorpado e intenso. Da marca Menendez Amerino, este charuto é considerado de extrema qualidade e é apreciado pelos fãs mais exigentes. Apresenta aromas de especiarias e herbais, caracteristicas bem presentes nas folhas da região.
5 Dona Flor Gran Corona Graduado
Envolto em folhas de cedro, é um charuto com escala de sabor de suave a médio. É um dos últimos lançamentos da Dona Flor e mostra o quanto a marca vem evoluindo ao longo dos anos. Garante uma degustação prazerosa, que evolui muito bem ao longo dos terços.