O casal Paula e Leonardo Afonso morava na Austrália quando seu primeiro filho iniciou a introdução alimentar. Lá haviam diversas opções de produtos orgânicos e naturais para seu bebê. Durante uma viagem ao Brasil para visitar a família, Paula se frustrou com as opções encontradas nos mercados, pois não encontrou nada parecido com o que estava acostumada.

A partir dessa necessidade genuína, a ideia de criar uma nova marca de alimentos para bebês ganhou vida. Em 2019, o casal voltou a morar no Brasil e decidiram reunir um grupo formado por 60 mães para saber o que elas gostariam de oferecer aos filhos na introdução alimentar. O que mais ouviram é que as mães sentiam muita culpa em dar as papinhas prontas existentes no mercado. “Foi assim que criamos a Papapá, para aliviar esta culpa, transformando a introdução alimentar numa experiência tranquila, com produtos de qualidade e preço acessível”, diz Paula.

 

Equilíbrio é a base de tudo 

Em fevereiro de 2021, as papinhas de frutas e vegetais Papapá chegaram aos principais mercados de todo o Brasil, em farmácias e também estão disponíveis no site da marca. Todos os produtos são 100% natural, ou seja, sem conservantes, sem adição de açúcar e sem ingredientes pré-processados, com registro da ANVISA e com Certificado Orgânico do Brasil.

Diferente das papinhas em vidro que passam por um processo de autoclave que acaba eliminando alguns dos nutrientes do alimento, as papinhas Papapá são apenas pasteurizadas e mantem a maioria dos nutrientes originais dos seus ingredientes. Indicado para bebês a partir de 6 meses de vida, as papinhas vêm em embalagens de 100g e, ao todo, são cinco sabores.

Disponíveis em embalagem pouch, as papinhas Papapá seguem o mesmo modelo mais usado no mundo para alimentos para bebês. A barreira de alumínio permite preservar os ingredientes por mais tempo, sem a necessidade de refrigeração e por isso são facilmente encontradas no varejo.

 

Novos produtos

Atualmente, o Brasil ocupa o 4º lugar do mundo no mercado de alimentos para bebês. “Diferente de outras marcas existentes no mercado, queremos focar nossos produtos para os bebês, pois sabemos da importância de oferecer opções saudáveis e naturais na primeira infância”, explica Leonardo Afonso que atuou durante anos como executivo numa multinacional de alimentos antes de empreender na Papapá junto com a esposa.

Em breve, a startup deve expandir a linha de produtos com o lançamento de biscoitinhos naturais para dentição e papinhas salgadas que poderão ser ofertadas aos bebês como refeição principal.

 

*Imagens: Divulgação