A Vinicola Trivento, do Grupo Concha Y Toro, em Mendoza, está em festa. O vinho Trivento Golden Reserve Malbec safra 2018 obteve reconhecimento histórico, alcançando 97 pontos na 17ª edição do DWWA – Decanter World Wine Awards, e arrematando medalha de platina.“Me lembro muito bem do início de Golden, porque foi nosso primeiro vinho de alta gama e guarda o legado cultural dos imigrantes europeus que chegaram a Mendoza no final do século XIX, bem como a riqueza e a geografia de Luján de Cuyo, e os vinhedos antigos de Malbec, muitos com 60,80 e mais de 100 anos, que souberam equilibrar seus frutos através das décadas”, comentou Germán Di Césare, seu Chief Winemaker.
A primeira colheita de Golden se deu no ano de 2000, poucos anos depois do início das atividades da Trivento na Argentina, e à época se engarrafaram apenas o suficiente para algumas centenas de caixas. Já para esta colheita vencedora, realizada em 2018, Di Cesare registra 60.000 caixas de 9 litros que agora chegam aos mercados do munto inteiro, incluindo Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Suíça, Dinamarca, Brasil e Argentina. “Não é fácil elaborar mais de meio milhão de litros de um vinho de terroir no segmento entre USD 18 e 22 dólares, motivo pelo qual este reconhecimento nos enche de orgulho”, acrescenta Di Césare.
Trivento Golden Reserve Malbec 2018 apresenta um nariz genuíno com matizes de frutas vermelhas. Em boca, é um vinho com bom corpo, boa presença de fruta e que apresenta fluidez. A qualidade desta safra permite excelente evolução em garrafa e guarda prolongada.
“2018 foi uma colheita típica da região de Mendoza, onde nos deparamos com uma expressão de fruta intensa e definida, taninos concentrados e de grande estrutura. Tivemos que prestar muita atenção ao definir o momento exato e certeiro da colheita, e às práticas dentro da vinícola para potencializar a identidade de uva com a qual este terroir único nos presenteia” , comenta Magdalena Viani, da equipe de enólogos de Trivento.
*Imagens: Divulgação