Chefs Franco e Lorenzo Ravioli criam dois pratos para o Dia dos Pais e contam sobre sua paixão por cozinhar

Na família Ravioli a culinária corre nas veias. Desde pequeno o chef Franco Ravioli convive com assados, molhos, risotos e pastas preparadas pelos seus pais, ambos quituteiros como ele. No Foglia Forneria, ao lado de seu filho, o jovem chef Lorenzo Ravioli (20), eles preparam estas mesmas receitas, cada uma com seus toques de mestre. No Dia dos Pais, ambos trazem para o menu do Foglia duas versões de Gnocchi criadas especialmente para esta comemoração.

Gnocchi da Lorenzo traz a receita tradicional preparada com batatas, e creme de queijo Stracchino maçaricado ao perfume de tartufo e crocante de pistache (98,00). E o Gnocchi da Franco, cuja massa também é feita com batatas, chega à mesa com molho de tomate rústico com parmesão e burrata, gratinados (98,00). Os dois pratos serão servidos de 12 a 14 de agosto, no almoço, das 12 às 16h00, e à noite, das 18 às 23h.

“Cozinhar com Lorenzo é especial. Nos completamos! Não trabalhamos com fórmulas, mas sim com sentimentos sensoriais que passam pelo tato, olfato e paladar. Quando pequeno sempre esteve próximo de mim quando eu cozinhava em casa e nas minhas pizzarias. Muito atento, sempre quis dar seu toque pessoal sem preciosismo. Nos assemelhamos muito nesta parte. Hoje fazemos um trabalho complexo dentro da nossa consultoria gastronômica no Foglia. Dividimos receitas, panelas e ideias sem a mínima disputa. Passamos a bola um para o outro no entendimento do que seria melhor para a cozinha, clientes e nossos colaboradores. Ele é mais amável do que eu (risos). Nos respeitamos muito nesse sentido. Temos planos deliciosos de receitas que futuramente deverão acontecer por aqui”, diz Franco.

“Cozinhar com meu pai começou primeiramente ao vê-lo palpitando com sabedoria ao lado do fogão com minha mãe. Ele conhecia muito sobre cozinha, aliás os dois. Íamos almoçar fora no Terraço Itália, no Massimo, no Ca D’ Oro e outros clássicos. Ali eu ouvia detalhes e mais detalhes sobre comida, temperos e algumas técnicas. Depois via ele no fogão, principalmente, quando minha mãe ia para a Itália. Ela ficava 60 dias por ano em Lucca com nossas famílias. Aí sim, ele cozinhava pra mim. Era o máximo! Fui pegando gosto. Temperatura do fogo, tipo de panela, manteiga ou azeite, tempo de cozimento, fritura e tudo mais. Foi ele sim, que me mostrou o caminho. Nunca me obrigou ou insistiu. Nas viagens quando íamos caçar codornas e perdizes, o “bicho pegava”. O cara arrebentava. Primeira vez que comi um risotto de pombo. Fantástico! Foi assim que comecei a viajar com amigos e cozinhar para eles”, conta Franco sobre as experiências gastronômicas com seu pai, Fosco Ravioli.

“A atividade que eu e meu pai mais fazemos juntos é cozinhar,  além de ver o jogo do Palmeiras, claro! Cozinhar com ele foi o primeiro passo que dei, desde pequeno, para me tornar um cozinheiro e um chef de cozinha. Foi ele quem me ensinou as bases, os preparos, os cortes e tudo que é primário na cozinha. Ficávamos horas fazendo um ragú, gnocchi, risottos, pomodoros e várias outras receitas. Ainda assim, temos gostos e ideias diferentes, mas que no final agregam para chegarmos a um prato ou receita ideal”, diz Lorenzo Ravioli sobre a experiência de cozinhar com seu pai, Franco.

 

Sobre o FOGLIA Forneria Artigianale

Recém-inaugurado no bairro da Vila Nova Conceição, o FOGLIA Forneria Artigianale é o novo empreendimento do restaurateur Marcelo Fernandes – nome por trás do Dom, Mercearia do Francês Attimo, Kinoshita Clos de Tapas e Tradi – em parceria com o empresário Sergio Degese – expert no ramo de luxo e bebidas, que esteve à frente durante doze anos da Moët Hennessy Brasil, do grupo LVMH. O nome FOGLIA – que significa folha em português – traduz a filosofia de leveza, presente nas massas – da pizza aos panini, e das pastas de grano duro aos pães artesanais – nos molhos e nas saladas que compõem o menu assinado pelo chef Franco Ravioli (58) e seu filho Lorenzo (19), vencedor do MasterChef Júnior (2015).  Com uma ampla interpretação da cozinha italiana, o cardápio é dividido entre entradas para compartilhar, pizzas individuais de massa fina e borda aerada, massas, sobremesas e saladas.

Serviço:

Rua Domingos Fernandes, 548 – Vila Nova Conceição, São Paulo, SP  Telefone para reservas (11) 3846 9695. @fogliaforneria

Horário de funcionamento – almoço: de segunda a sábado, das 12 às 15h, e aos domingos, das 12h às 16h; jantar: de domingo a quinta, das 18h às 22h30 e sextas e sábados, das 18h às 23h.

Aceita todos os cartões de crédito: e vale-refeição  Estacionamento com manobristas