Conhecida mundialmente, a cozinha italiana é famosa pelas suas massas. Mas se pensarmos nos doces, podemos dizer que o tiramisù é uma marca registrada do país. Há quem diga que o nome da sobremesa é a quinta palavra mais falada na Itália. Já os próprios italianos a consideram, na verdade, no mundo inteiro.

O doce italiano preparado tradicionalmente com camadas de biscoito champagne, queijo mascarpone e café, é tão queridinho que tem um dia exclusivo para chamar de seu: 21 de março.

Para comemorar a data, reunimos diferentes sugestões para se deliciar. Na Albero dei Gelati, gelateria que serve gelatos agrícolas com unidades em Pinheiros e Jardins, por exemplo, é possível provar um sabor todo dedicado à sobremesa. O gelato é feito a base de leite e queijo mascarpone, da Terra Límpida, ovos da Granja Malabar, biscoitos savoiardi feitos na casa e banhados em café da Zalaz, com chocolate polvilhado. Ele pode ser pedido no copinho ou casquinha nos tamanhos: pequeno, médio ou grande.

Já o tiramisù do Tappo, trattoria do chef Benny Novak, é clássico e bem servido.  Preparado com camadas de biscoitos tipo champagne embebidos em café espresso, intercaladas com creme de mascarpone, a sobremesa é uma das queridinhas no menu da casa. A sobremesa está disponível no delivery.

O restaurante Nonna Rosa,  comandado pelo chef Carlos Leiva, e capitaneado por Marcelo Muniz terá uma ação especial no dia 21: além da versão clássica – com queijo mascarpone, calda de café, biscoito e crumble de cacau – terá outras duas opções a escolha: de pane al cioccolato e o de limoncello.

A Pizza da Mooca, do chef Fellipe Zanuto, lança no menu sua versão de Tiramisù, feito com biscoitos champagne do vizinho, a Confeitaria Di Cunto, embebido em café e entremeados com creme mascarpone e finalizado com cacau em pó. Também disponível no delivery.

Também é possível se deliciar com a sugestão no Maremonti Trattoria & Pizza, onde o chef italiano Simone Brunelli faz o Tiramisù em sua forma mais tradicional com biscoito, creme de mascarpone e café.

*Imagens: Divulgação