Concurso será realizado simultaneamente em São Paulo e Portugal e irá escolher os melhores azeites ExtraVirgem de 2022

O estrelado restaurante Kinoshita, na Vila Nova Conceição é novamente cenário do BRAZIL iOOC – primeiro Concurso Internacional de Azeites ExtraVirgem do Brasil, marcado para dia 08 de agosto de 2022, reunindo os melhores provadores de 3 continentes que irão escolher os melhores azeites de 2022 dessa categoria. A competição vem sendo realizada desde agosto de 2019, simultaneamente em São Paulo, e no Douro, na Quinta da Pacheca, estabelecimento com grande tradição na região, em Portugal.

Nestes últimos 3 anos os melhores azeites do mundo estiveram nos Top Ten da Competição BRAZIL iOOC., que reúne as maiores companhias de azeite do planeta. Na edição de 2021 concorreram azeites de 04 continentes, jurados de 03 continentes, mais de 100 amostras, e 36 marcas brasileiras inscritas. O Brasil é, atualmente, o segundo maior importador de azeites do planeta, o que justifica a escolha do país em sediar este Concurso.

Já a marca BRAZIL iOOC, cujo selo e logo foram criados pelo renomado Atelier Carvalho Araújo em Braga – Portugal, é considerada referência no mercado, angariando visibilidade e exposição em centenas de Tv’s e jornais brasileiros e internacionais nestes últimos anos, além do mercado internacional de consumo e produção de azeite.

Sua missão, além de difundir bom azeite, é trazer qualidade e visibilidade no mercado gastronómico brasileiro, contribuindo para influenciar opinião e formar conhecimento de produtores, distribuidores, comerciantes locais e estrangeiros, restaurantes, chefes e consumidores em geral, alem do fortalecimento do setor agrícola focado na olivicultura no mundo.

 

Sobre o Kinoshita

Um dos restaurantes mais famosos de São Paulo, foi o primeiro a apostar na cozinha Kappô para levar aos brasileiros a genuina gastronomia japonesa mostrando níveis de excelência em sua vertente Washoku: produtos de temporada, apresentações impecáveis e uma harmonização perfeita dos ingredientes. Predominam os nigiris, dentre sashimis, temakis, yaimons (grelhados), entre outras iguarias, exibindo finas texturas, elegância e muito sabor.

No Kinoshita se preserva a tradição da cozinha kappô, que transita pelos diversos métodos de culinária: do corte preciso dos insumos e como cozinhar, grelhar, fritar, assar os ingredientes, potencializando seus sabores naturais. Um cozinheiro kappô é considerado um artesão no Japão, e para ele se tornar um profissional se exige pelo menos 15 anos de aprendizado. A cozinha kappô é considerada o ápice dos saberes culinários. 

Por sua vez, a culinária japonesa tradicional, conhecida como Washoku foi indicada como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade, pela Unesco, em 2013. Alguns quesitos que contribuíram para esta classificação incluem o respeito à sazonalidade dos insumos. Este saber está intimamente ligado ao ato de extrair o melhor de cada ingrediente, em sua melhor época. Uma maneira de apreciar esta sabedoria gastronômica é experimentar o kaiseki ryori, uma refeição em sequência que expressa bem as características de cada estação do ano à mesa.

A estética na apresentação é uma das características marcantes da culinária japonesa. Os cortes dos ingredientes, a disposição no prato, e a relação da comida com o recipiente, realçando as características naturais dos insumos fazem parte da preocupação do cozinheiro no preparo do washoku. Saúde. A culinária japonesa é concebida também se pensando na harmonização dos valores nutricionais dos ingredientes e sua maneira de preparar. Está comprovada que a culinária japonesa faz bem à saúde.

No Kinoshita você encontra tudo isso. Insumos próprios da estação, apresentação impecável e a harmonização perfeita dos ingredientes com os melhores métodos de preparo.

www.restaurantekinoshita.com.br

Rua Jacques Félix, 405

(11)3849.6940