Em 2023, a celebração do Pessach (Páscoa Judaica) acontece em abril, a partir da noite do dia 5 até o início da noite do dia 13.

Para homenagear a data, a Casa Santa Luzia segue sua tradição de trazer um cardápio variado, preparado pelos próprios chefs da Casa de maneira tradicional e seguindo a cultura judaica, que estará disponível para encomenda até o dia 31/03 – e pode ser consultado em seu próprio site. Um dos exemplos de como esse respeito é seguido à risca pode ser visto na substituição do pão pela Matzá pois, segundo a tradição, não devem ser consumidos produtos fermentados neste período.

Para os complementos, além do clássico Gelfite Fish, delicado bolinho de peixe cozido em caldo de peixe – um acompanhamento do prato – e decorado com rodelinhas de cenoura cozida, que é tradicionalmente consumido com o Chrein ,pasta de raiz forte com beterraba, a Casa traz em 2023 uma novidade na parte das carnes em colaboração com o chef Carlos Siffert: as Almôndegas com Molho de Jabuticaba. Também conhecido como Kabab Garaz, a receita é composta por pequeninas almôndegas servidas com um denso molho da fruta.

Nos pratos principais, a Lasanha De Matzá Com Espinafre e Cogumelos preparada com cogumelos, espinafre fresco e um saboroso molho bechamel feito com matzá – mesmo ingrediente usado na massa – divide espaço com outros pratos que foram especialmente elaborados para celebrar a data, dentre os quais se destacam duas novidades: a Panqueca com Recheio de Batata, preparado com massa delicada, sem farinha de trigo, e recheado com batatas e cebola dourada, e o Nhoque de Batata sem Trigo, elaborado com massa à base de batatas e ovos, sem farinha de trigo, podendo ser servido com diversos molhos e até como acompanhamento de uma carne assada.

Para a sobremesa, o clássico Cookie de Frigideira Recheado com Nutella, um cookie de baunilha com gotas de chocolate belga ao leite e meio amargo e recheio de Nutella, faz companhia a uma outra novidade da Casa, a Cocada De Forno, feita com coco fresco em fita e água de coco, em colaboração com a chef Paola Biselli.

E como o doce também dá o tom na celebração judaica, a Casa Santa Luzia – em parceria com a chef Paola Biselli e a consultora Adriana Kachani – trouxe três novos bolos para quem deseja festejar ou presentear seus convidados: o Bolo de Amêndoas com Laranja, feito com farinha de amêndoas, fécula e laranja; o Bolo Cremoso De Chocolate, uma massa densa e cremosa com cacau em pó belga e o Bolo de Fécula com Limão, uma receita sefaradi que traz uma massa leve e fofa feito com fécula de batata e limão.

Ainda falando em homenagens aos judeus e sua cultura, o período de Pessach marca também o início da venda das ecobags desenhadas pelo Museu Judaico na loja física da Casa Santa Luzia, com o valor total das vendas das sacolas revertido como doação ao museu. O modelo comercializado exalta tanto quitutes típicos da culinária judaica como da culinária nacional, celebrando a união entre as duas culturas na forma de gastronomia.

 

*Imagens: Divulgação