Speyside, localizada em um verde vale do nordeste da Escócia, é sinônimo de excepcionais whiskys de malte. Mas, apesar da singular fama do seu whisky, ou talvez em razão dela, a especialidade local raramente é associada a coquetéis de qualidade. É um erro que a coquetelaria moderna se esforça por corrigir.

“Durante muito tempo, o whisky de malte foi relegado a ser bebido puro ou com gelo“, explica Gianpaolo Morselli, Brand Ambassador da The Macallan no Brasil. “Para muitos puristas, seu uso em coquetéis era tabu ou mesmo desrespeitoso, pois temiam que pudesse manchar a pureza de uma bebida tão reverenciada. Afortunadamente isso foi mudando com a ajuda dos bartenders, mixologistas e suas novas propostas, que além de diminuir a qualidade, adicionam frescura e realçam as características tão celebradas do whisky escocês”.

A mixologia é uma área apaixonante que combina a apreciação dos coquetéis clássicos com a cultura da coquetelaria e o desejo de criar novas receitas com uma abordagem culinária de vanguarda, que exige uma autêntica química de componentes para aproveitar as características e virtudes dos diferentes licores ou bebidas, como os whiskys single malt, caracterizados por seu meticuloso processo de produção artesanal e seu longo envelhecimento em barris de carvalho.

Os mixologistas estudam a cultura, as reações químicas, o clima, a geografia, a pomologia, a fruticultura, até as características dos consumidores e as tendências do mercado para criar autênticas obras de arte. As bebidas requerem a cumplicidade, a maestria e habilidade dos bartenders para conseguir a mistura exata de um drink imbatível, além, claro, de uma atenção especial aos detalhes e do conhecimento dos ingredientes, assim como de certas formas e estilos dos copos de cristal, já que realçam o sabor do que está bebendo.

E para celebrar a criação e mestria dos bartenders no Brasil, The Macallan elencou alguns dos melhores coquetéis com whisky escocês.

Boulevardier: Viaje para Paris dos anos 20 com a bebida favorita de Erskine Gwynne, editor da revista parisiense Boulevardier. Este coquetel é uma variação do clássico Negroni americano, ao qual se acrescenta um toque europeu. Escolher um scotch envelhecido contribui para um irresistível longo e cálido final, dando protagonismo ao whisky de malte.

Ingredientes

40ml The Macallan Double Cask 18 Years Old

15ml Campari

15ml de Vermute doce

Twist da casca de laranja

Método

Mexa todos os ingredientes com gelo. Finalize coando em um copo gelado de martini ou vidro com pedras de gelo e um toque de laranja. Decore com a casca de laranja.

The Macallan Sour: Nenhum coquetel resistiu melhor à passagem do tempo que o Sour. Sofisticado e maravilhosamente equilibrado, The Macallan Sour é uma versão moderna do coquetel nova-iorquino por excelência. Historicamente, acredita-se que The Whisky Sour apareceu pela primeira vez na edição impressa da famosa “Jerry Thomas Bartenders Guide” em 1862. O single malt proporciona uma base complexa de sutil caramelo, maçã e especiarias doces, combinada com um aromático float para criar este clássico contemporâneo.

Ingredientes

The Macallan Double Cask 15 Years Old

20ml suco de limão

10ml xarope de açúcar mascavo

Clara de ovo

Oloroso Jerez

Método

Misture todos os ingredientes, menos o Jerez, e agite em uma coqueteleira com gelo. Lentamente, com a ajuda de uma colher de bar, coloque o Jerez sobre a parte superior do coquetel.

The Hogmanay Flip: Esta bebida é elaborada com A Night on Earth in Scotland, um whisky single malt que presta homenagem à festa de Ano Novo na Escócia. Com reminiscências da tradicional e cremosa bebida natalina, eggnog; seus ingredientes realçam os diferentes sabores do whisky. Os toques de laranja seca e especiarias representam os sabores e aromas que há nos lares de toda a Escócia durante essas festas.

Ingredientes

50ml The Macallan A Night on Earth in Scotland

10ml Licor de amêndoa

1 clara de ovo grande

10ml de creme de leite

5ml de xarope de pralina

Método

Adicione todos os ingredientes a uma coqueteleira cheia de gelo e agite. Coe duplamente em um copo de vidro e sirva com uma fatia de pão de forma curta.

Exceptionally Extracted: Um coquetel pensado nos amantes de café. É inspirado nos perfis de sabor complementares do café e do whisky. Um toque característico realçado por um acabamento com raspas de laranja. Sem dúvida uma das bebidas mais sofisticadas desta lista.

Ingredientes

50ml The Macallan Double Cask 12 Years Old

25ml de vermute doce em grão de café

2,5ml de licor de café

15 grãos de café arábica torrados escuros

Método

Adicione todos os ingredientes a um copo misturador com gelo em cubos e mexa. Coe em um copo de coquetel refrigerado ou Nick & Nora. Decore com um adorno de casca de laranja