Acontece o evento Tarapacá Gran Reserva Experience, junto com a importadora brasileira Épice, nos dias 29 de agosto, em São Paulo e 01 de setembro, no Restaurante Licínio 1926, em Recife Um menu exclusivo assinado por 5 chefs brasileiros e harmonizado com rótulos Gran Reserva pelo sommelier da vinícola, Sebastián Ruiz, que estará no Brasil, terá parte do lucro de suas vendas doado para uma organização ambientalista. Esse evento será o primeiro de uma série de outros, que a Viña Tarapacá fará para mostrar o movimento da vinícola em equilibrar naturalmente o ecossistema e conservar a biodiversidade, garantindo que as espécies nativas e endêmicas convivam em harmonia nos vinhedos.

RELEASE: FUNDO DA VIÑA TARAPACÁ, A FRENTE DA BIODIVERSIDADE

Em 2014, a Viña Tarapacá realizou uma profunda investigação de terroir no Fundo Tarapacá. Um dos estudos mais completos já realizados no Chile, que teve como objetivo compreender as características do solo, clima, topografia e biodiversidade e como estes fatores se expressam no perfil dos nossos vinhos.

As grandes descobertas desta investigação foram: em primeiro lugar, nosso Fundo Tarapacá é um Clos Natural que já está protegido por barreiras naturais – o Rio Maipo e o cordão montanhoso dos Altos da Cartillana -, criando um meso clima único dentro de um macro clima mediterrâneo. Em segundo lugar, nossos vinhedos contam com 7 series de solos, o que FUNDO TARAPACÁ nos possibilita um completo conhecimento técnico para extrair o máximo de potencial de cada terroir.

Em paralelo com estas investigações e a raíz da tomada de consciência foi a descoberta de que nos cordões montanhosos que rodeam o Fundo Tarapacá encontra-se um dos 35 hotspots mundiais de biodiversidade – o que implica que são territórios onde existe uma concentração significativa de endemismos, que em muitos casos se encontram ameaçados pelas ações produtivas do ser humano – nossa Viña tem se preocupado em construir e proteger seu legado, com base em um Plano Master com uma projeção de sete anos.