Pioneiro no mundo ao utilizar cevada maltada ‘chocolate’ de alta torra, o destilado combina raros whiskies maturados nos barris mais excepcionais da marca

 

Glenmorangie Signet nasceu do desejo do Dr. Bill Lumsden, diretor de criação de whiskies da marca, de capturar os aromas marcantes de seu café favorito, o jamaicano Blue Mountain. Após anos de pesquisa e inovação, ele deu vida a um precioso líquido que revolucionou o mundo dos whiskies. Tão inovadores foram os sabores de café e chocolate do whisky que, no lançamento, a Scotch Whisky Association exigiu a análise completa da receita para confirmar que a criação poderia, de fato, ser classificada como whisky.

Para chegar a um resultado tão único e sofisticado, o processo de produção do single malt começa pela utilização da cevada maltada ‘chocolate’, uma variação rara, colhida e torrada em pequenas quantidades apenas uma vez por ano – símbolo de pioneirismo, já que até então não existiam outros destilados feitos a partir dessa matéria-prima. Outro diferencial está na destilação, realizada nos alambiques mais altos da Escócia, com 5,14 metros de altura.

O poderoso destilado resultante é então temperado, ao longo de muitos anos, por um criterioso casamento de tipos únicos de barris: a cremosidade vem de barris de bourbon especialmente elaborados, a doçura é proveniente dos barris de Jérez, e uma espinha dorsal picante é proporcionada por barris de carvalho carbonizados virgens.

O resultado é uma explosão aveludada e rica em sabores, em que o mocha amargo é envolvido por especiarias vibrantes, avelãs torradas e toques de caramelo suave. A intensidade de seus sabores e aromas é comparável à de um espresso, preenchendo as destilarias com a atmosfera familiar das cafeterias italianas. No ar, notas de café, gengibre e canela se derretem em chocolate amargo e tiramisù, entrelaçados a toques cítricos de laranjas cristalizadas e ao perfume profundo de bolos de frutas.

Signet é uma incrível expressão do espírito de inovação que está presente no DNA da destilaria Glenmorangie, um whisky que temos orgulho de lançar no mercado brasileiro neste ano, desenvolvendo o nosso portfólio de single malts Prestige” diz Catherine Petit, diretora-geral da Moët Hennessy Brasil.

Seu frasco, em tons de preto e marrom fechado — refletem a tonalidade âmbar profunda da bebida — é estampado pelo icônico ‘Signet’, um símbolo da marca que reflete um padrão intricado e é inspirado nas esculturas da Pedra de Cadboll, na Escócia, presentes em todas as garrafas da Glenmorangie.

O single malt que já nasceu revolucionário foi, desde o início, recebido com aclamação extraordinária, sendo eleito World Whisky of the Year pelaIWC em 2016 — com um dos jurados descrevendo-o como “quase perfeito”. Desde então, Glenmorangie Signet conquistou mais de 14 prêmios de prestígio, incluindo o Best Scotch Highlands Single Malt pela World Whiskies Awards em 2023, e Gold Medal pela IWSC também em 2023.

Em maio deste ano, essa joia do portfólio da LVMH chega pela primeira vez ao Brasil (R$ 2.200), com vendas exclusivas no site da marca e nos melhores varejos e bares do país.

O ícone Signet:

Os whiskies Signet levam o nome do ícone atemporal da Glenmorangie, que adorna todas suas garrafas. Com seus padrões intrincados, o Signet ecoa as esculturas habilidosas da Pedra Cadboll, esculpida há muito tempo pelos pictos. Foi desenterrado em um terreno próximo à Destilaria, a uma curta caminhada do hotel boutique de Glenmorangie. Hoje, a pedra original está protegida no Museu Nacional da Escócia de Edimburgo, do qual a marca é patrona. Uma réplica da pedra, trabalhada pelo escultor local Barry Grove, fica em seu local de descoberta original.

 

Sobre Glenmorangie:

Os fabricantes de whisky da Glenmorangie usam imaginação infinita e cinco ingredientes principais – madeira, água, cevada, fermento e tempo – para sonhar com deliciosos whiskies de malte. Eles vêm aprimorando seu ofício há mais de 180 anos. Criam um destilado delicado e frutado em alambiques tão altos quanto uma girafa adulta para permitir mais sabor e aroma. Liderados pelo Diretor de Criação de Whisky, Dr. Bill Lumsden, eles têm a missão de trazer novos sabores e possibilidades para o mundo do single malt.

 

Sobre os criadores de whisky da Glenmorangie:

A frase favorita da equipe de criação de whisky da Glenmorangie é “E se?”. Eles estão constantemente se desafiando a capturar inspirações de sua imaginação, e transformá-las em whisky – sejam suas memórias de um lugar especial ou os sabores sedutores do café recém feito (Glenmorangie Signet) e muito mais.

No comando da equipe está o Dr. Bill Lumsden, Diretor de Criação de Whisky. Com um PhD em bioquímica e décadas de experiência, o Dr. Billtem todas as habilidades necessárias para dar vida a essas ideias. Ele já conquistou a admiração de seus colegas muitas vezes. Por exemplo, ele ocupou seu lugar no Hall da Fama dos Ícones do Whisky e ganhou o prêmio do International Whisky Competition de Master Distiller of the Year mais vezes do que qualquer outra pessoa. Além disso, foi nomeado Master Blender / Destilador do Ano pelo International Spirits Challenge duas vezes.

Trabalhando lado a lado com o Dr. Bill está Gillian Macdonald, Master Blender da The Glenmorangie Company. Gillian combina arte e ciência em sua função, com suas principais responsabilidades incluindo a análise sensorial diária do novo destilado, receitas da linha principal e a coordenação do painel sensorial da empresa. Ele gerencia o pipeline de desenvolvimento de novos produtos para Glenmorangie, que envolve farejar centenas de barris por ano para a seleção final da receita.

Consumo responsável: Glenmorangie Company defende o consumo responsável e sugere que os bebedores saboreiam os whiskiesGlenmorangie com moderação e de acordo com as diretrizes diárias recomendadas para o consumo de álcool.