Pioneiro no mundo ao utilizar cevada maltada ‘chocolate’ de alta torra, o destilado combina raros whiskies maturados nos barris mais excepcionais da marca
O Glenmorangie Signet nasceu do desejo do Dr. Bill Lumsden, diretor de criação de whiskies da marca, de capturar os aromas marcantes de seu café favorito, o jamaicano Blue Mountain. Após anos de pesquisa e inovação, ele deu vida a um precioso líquido que revolucionou o mundo dos whiskies. Tão inovadores foram os sabores de café e chocolate do whisky que, no lançamento, a Scotch Whisky Association exigiu a análise completa da receita para confirmar que a criação poderia, de fato, ser classificada como whisky.
Para chegar a um resultado tão único e sofisticado, o processo de produção do single malt começa pela utilização da cevada maltada ‘chocolate’, uma variação rara, colhida e torrada em pequenas quantidades apenas uma vez por ano – símbolo de pioneirismo, já que até então não existiam outros destilados feitos a partir dessa matéria-prima. Outro diferencial está na destilação, realizada nos alambiques mais altos da Escócia, com 5,14 metros de altura.
O poderoso destilado resultante é então temperado, ao longo de muitos anos, por um criterioso casamento de tipos únicos de barris: a cremosidade vem de barris de bourbon especialmente elaborados, a doçura é proveniente dos barris de Jérez, e uma espinha dorsal picante é proporcionada por barris de carvalho carbonizados virgens.
O resultado é uma explosão aveludada e rica em sabores, em que o mocha amargo é envolvido por especiarias vibrantes, avelãs torradas e toques de caramelo suave. A intensidade de seus sabores e aromas é comparável à de um espresso, preenchendo as destilarias com a atmosfera familiar das cafeterias italianas. No ar, notas de café, gengibre e canela se derretem em chocolate amargo e tiramisù, entrelaçados a toques cítricos de laranjas cristalizadas e ao perfume profundo de bolos de frutas.
“Signet é uma incrível expressão do espírito de inovação que está presente no DNA da destilaria Glenmorangie, um whisky que temos orgulho de lançar no mercado brasileiro neste ano, desenvolvendo o nosso portfólio de single malts Prestige” diz Catherine Petit, diretora-geral da Moët Hennessy Brasil.
Seu frasco, em tons de preto e marrom fechado — refletem a tonalidade âmbar profunda da bebida — é estampado pelo icônico ‘Signet’, um símbolo da marca que reflete um padrão intricado e é inspirado nas esculturas da Pedra de Cadboll, na Escócia, presentes em todas as garrafas da Glenmorangie.
O single malt que já nasceu revolucionário foi, desde o início, recebido com aclamação extraordinária, sendo eleito World Whisky of the Year pelaIWC em 2016 — com um dos jurados descrevendo-o como “quase perfeito”. Desde então, Glenmorangie Signet conquistou mais de 14 prêmios de prestígio, incluindo o Best Scotch Highlands Single Malt pela World Whiskies Awards em 2023, e Gold Medal pela IWSC também em 2023.
Em maio deste ano, essa joia do portfólio da LVMH chega pela primeira vez ao Brasil (R$ 2.200), com vendas exclusivas no site da marca e nos melhores varejos e bares do país.
O ícone Signet:
Os whiskies Signet levam o nome do ícone atemporal da Glenmorangie, que adorna todas suas garrafas. Com seus padrões intrincados, o Signet ecoa as esculturas habilidosas da Pedra Cadboll, esculpida há muito tempo pelos pictos. Foi desenterrado em um terreno próximo à Destilaria, a uma curta caminhada do hotel boutique de Glenmorangie. Hoje, a pedra original está protegida no Museu Nacional da Escócia de Edimburgo, do qual a marca é patrona. Uma réplica da pedra, trabalhada pelo escultor local Barry Grove, fica em seu local de descoberta original.
Sobre Glenmorangie:
Os fabricantes de whisky da Glenmorangie usam imaginação infinita e cinco ingredientes principais – madeira, água, cevada, fermento e tempo – para sonhar com deliciosos whiskies de malte. Eles vêm aprimorando seu ofício há mais de 180 anos. Criam um destilado delicado e frutado em alambiques tão altos quanto uma girafa adulta para permitir mais sabor e aroma. Liderados pelo Diretor de Criação de Whisky, Dr. Bill Lumsden, eles têm a missão de trazer novos sabores e possibilidades para o mundo do single malt.
Sobre os criadores de whisky da Glenmorangie:
A frase favorita da equipe de criação de whisky da Glenmorangie é “E se?”. Eles estão constantemente se desafiando a capturar inspirações de sua imaginação, e transformá-las em whisky – sejam suas memórias de um lugar especial ou os sabores sedutores do café recém feito (Glenmorangie Signet) e muito mais.
No comando da equipe está o Dr. Bill Lumsden, Diretor de Criação de Whisky. Com um PhD em bioquímica e décadas de experiência, o Dr. Billtem todas as habilidades necessárias para dar vida a essas ideias. Ele já conquistou a admiração de seus colegas muitas vezes. Por exemplo, ele ocupou seu lugar no Hall da Fama dos Ícones do Whisky e ganhou o prêmio do International Whisky Competition de Master Distiller of the Year mais vezes do que qualquer outra pessoa. Além disso, foi nomeado Master Blender / Destilador do Ano pelo International Spirits Challenge duas vezes.
Trabalhando lado a lado com o Dr. Bill está Gillian Macdonald, Master Blender da The Glenmorangie Company. Gillian combina arte e ciência em sua função, com suas principais responsabilidades incluindo a análise sensorial diária do novo destilado, receitas da linha principal e a coordenação do painel sensorial da empresa. Ele gerencia o pipeline de desenvolvimento de novos produtos para Glenmorangie, que envolve farejar centenas de barris por ano para a seleção final da receita.
Consumo responsável: A Glenmorangie Company defende o consumo responsável e sugere que os bebedores saboreiam os whiskiesGlenmorangie com moderação e de acordo com as diretrizes diárias recomendadas para o consumo de álcool.