Já pensou em ir pra Bali com crianças? Ilha entre as mais de 17 mil ilhas da Indonésia, Bali tem belas paisagens naturais, povo acolhedor, cultura riquíssima, gastronomia variada e ondas dos sonhos de surfistas do mundo todo.
A começar pela religião, tudo por lá é muito diferente daqui – o que atrai turistas de todos os locais, todos os estilos, todas as idades. Os trajes típicos, os templos, os cortejos, as festas típicas, os macaquinhos, as flores – tão lindas, a arquitetura e as belezas naturais fazem deste um destino incrível para abrir os horizontes e curtir com crianças.
A primeira dica #thelistkids é alugar uma Villa em uma das inúmeras regiões da ilha. Além de todo conforto dos resorts, como piscina, funcionários e serviço de cozinha, assim fica mais fácil manter a rotina da família – horários de alimentação e, principalmente, o que comer, sonecas no meio da tarde, por exemplo – e com mais privacidade.
UBUD
Tudo o que você sempre pensou sobre Bali, está no centro cultural, espiritual e artesanal UBUD. Além de hospedagens de tirar o fôlego – é lá que se encontram a maioria dos templos e plantações de arroz, como o arrozal de Tagallalang que faz a sua imensidão encantar dos pequenos aos grandes turistas. É a dica perfeita para começar a conhecer a ilha: nos arredores, você encontra templos que arrepiam a alma por sua espiritualidade e beleza, centenas de lojas e oficinas de artesanatos.
Tegalalang e Jatiluwih Rice Fields, os mais famosos terraços de arroz, estão a cerca de 30 minutos de UBUD. Dá pra ir de carro ou scotters – são muitas subidas, descidas e um trânsito caótico o que garantem uma ‘aventura’ a mais dependendo da idade do pequeno viajante.
Difícil listar um ou dois templos apenas, por isso a dica #thelistkids é contratar um motorista, guia local e organizar um roteiro que inclua, pelo menos, três por dia. Até chegar no primeiro, o percurso pode chegar a durar uma hora num curto trecho feito num trânsito caótico, mas os próximos são próximos uns dos outros. O passeio pode ser combinado com uma parada para almoço, normalmente dentro de um arrozal local e alguma feirinha de artesanato onde sempre é possível achar algum um mimo para os pequenos se manterem distraídos.
Numa relação dos templos nestes arredores, em ordem de especialidade, porém todos imperdíveis, listamos: TAMAN AYUN, PURA TIRTA EMPUL, GOA GAJAH, e os erguidos sobre o mar, ULUN DANUN BERATAN e TANAH LOT.
A gastronomia local, além de maravilhosa, não afeta os pequenos, que podem escolher facilmente por qualquer tipo de culinária andando a pé pelas ruas cheias de opções. Pela sua localização central e beleza exorbitante, a dica #thelistkids é guardar um dia para andar pelas inúmeras lojas da região, fazer uma massagem nos pés (mães e filhos) e almoçar no Lotus Café, que mais parece um templo do que um restaurante.
ULUWATU
A ilha de Bali é tão grande que vale dividir a viagem em duas e mudar de hospedagem para conhecer outra região. Ficar 40 minutos para ir de um lugar ao outro, em pouco tempo se percebe que não é nada. Por isso, carregue as mochilas de petiscos, água e atrativos como adesivos, massinha e outros brinquedinhos fáceis de carregar.
Completamente em sentido oposto a UBUD, ULUWATU possui diversas outras atrações e tentar sair de um lugar para passar o dia em outro é quase inviável. É por aqui que se encontram as praias mais bonitas, porém a maioria com muita onda, o que requer um cuidado extra com as crianças.
Perto dali, atrás de um descanso ou um happy hour ao por do sol, em água tranquilas, restaurantes e lojas mais sofisticadas, e várias opções de beach clubs, estão as praia de Seminyak, a mais cool e Jimbaram, aonde um jantar sentado na areia da praia regado de lagosta e todos os demais frutos do mar que desejar serão escolhido ainda vivo.
Ficando deste lado, outra dica #thelistkids é agendar uma ida às plantações do café Kopi Luwak, produzido a partir das fezes de morcegos e considerado um dos café mais caros do mundo. Enquanto você achar estranho, as crianças vão se supreender!
Considerado um dos “seis santuários do mundo” pelos hindus, o Pura Luhur Uluwatu, ou Templo de Uluwatu, foi construído à beira de uma falésia rochosa que se projeta sobre o mar tornando a paisagem um passeio imperdível por si só. À luz do pôr do sol ocorre o espetáculo de Kencak e Fire Dance com uma caracterização forte e marcante. Mas o que garante mesmo a diversão das crianças é a comunidade de macacos que roubam de chapéus e óculos até sandálias mal apertadas. Cuidado com os pertences 😉
*Fotos by Natasha Carraro Bernal. A filha Maya, na época com 4 anos, em Bali.