A Editora do Brasil listou cinco títulos para leitura em família nas férias. Ainda não conhecíamos as obras mas adoramos a ideia e, por isso, compartilhamos com vocês por aqui =)
O banho de Cores
O primeiro livro da série Cora em Ação, O banho de cores propõe ao pequeno leitor um exercício para aprender a lidar com seus sentimentos negativos de forma lúdica. A invenção de Cora é simples, fácil e qualquer um pode experimentar em casa. Basta abrir o registro imaginário, deixar que as cores desçam do chuveiro da mente para colorir o corpo e deixar tudo mais alegre. E nem precisa tirar a roupa.
A Fabulosa chuva de cores
A história de Cora continua em A fabulosa chuva de cores, quando seus filhos, Laura e Lucas, e seus sobrinhos Felipe e Fernanda, se inspiram nos banhos de cores para criar uma fabulosa chuva de solidariedade, capaz de trazer mais alegria para o mundo.
O autor, Jonas Ribeiro, conta que escreveu o livro por acreditar que, “por mais felizes que sejamos, não faz sentido algum ser feliz sozinho. Não tem graça. Chega um momento em que a gente quer praticar o bem para um número maior de pessoas”.
O tempo das cores
A trilogia de Jonas Ribeiro termina com O Tempo das Cores, que traz uma Cora mais velha e seus filhos adolescentes. Na história, todo mundo fala: as árvores conversam com Caio, a gata Amora entende e responde muito bem Laura. E até Lucas, que resistiu por anos em aceitar o poder do banho de cores, conversa com o globo terrestre que fica na casa da árvore. Agora é a vez de espalhar a tradição para outras pessoas e passar adiante a ideia de se banhar em cores e tornar a vida mais alegre. O escolhido foi João, que já tem um apreço especial por colorir o mundo e também por Laura.
Origens
Em Origens, cinco autores (Alexandre de Castro Gomes, André Kondo, Eliane Potiguara, Luis Eduardo Matta e Sonia Rosa) resgatam memórias para criar cinco contos distintos sobre suas origens. Seja de Portugal, do Japão, da África, do Líbano ou de quem já estava aqui mesmo no Brasil, todos têm histórias únicas e ao mesmo tempo universais para contar.
As narrativas misturam ficção e realidade e conduzem o jovem leitor a resgatar memórias seculares, as raízes de cada povo, seus próprios antepassados, e as conexões familiares que nos unem.
A lição de casa
Quantas palavras existem na Língua Portuguesa? E seus significados? Quantos são? Com certeza muitos! E eles são o foco das aulas da professora Regina que, no livro A lição de casa, estimula seus alunos a conhecerem cada vez mais nosso idioma. Um dos personagens da história escrita por Nye Ribeiro, com ilustrações de Maurício Veneza, é Carolina, que por conta de uma tarefa, passou a descobrir novos significados para uma palavra especial.
Imagens: divulgação Editora do Brasil