Coordenado pelo Instituto Doar, o Prêmio Melhores ONGs chega à terceira edição com um número alto de inscrições: 757 organizações participaram da primeira etapa da maior premiação do terceiro setor brasileiro. Entre os 400 finalistas, a Artemisia – organização pioneira no apoio a negócios de impacto social – conquistou o título pelo segundo ano consecutivo e está entre as 100 melhores de 2019. A cerimônia de premiação aconteceu em 18 de novembro, em São Paulo.

Com parceria da agência O Mundo que Queremos e da organização Rede Filantropia, o prêmio conta com apoio técnico do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG), da Consultoria Jr. Pública (CJP) e da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Desde 2017, quando foi lançada, a premiação se propõe a avaliar organizações do terceiro setor nacional. Anualmente é conduzido um mapeamento de centenas de organizações; equipes de jornalismo e de pesquisa selecionam as melhores, baseados em 47 critérios dentro de cinco temas transversais relacionados à transparência e gestão; causa e estratégia de atuação; representação e responsabilidade; gestão e planejamento, estratégia de financiamento e comunicação e prestação de contas. As organizações que obtiverem maior pontuação total nas cinco temáticas são classificadas como melhores ONGs. Dentro desse grupo, são subdivididas em quatro: melhores organizações (de cada causa); melhores de cada Estado; melhor de pequeno porte; e melhor ONG do Brasil.

Fundada em 2005 pela Potencia Ventures, a Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, que apoia negócios voltados à população em situação de vulnerabilidade econômica. São empresas que criam produtos e serviços para problemas socioambientais e provocam impacto social positivo por meio da atividade principal. A missão da organização é identificar e potencializar empreendedores e negócios de impacto social que sejam referência na construção de um Brasil mais ético e justo. A organização já apoiou mais de 500 iniciativas de todo o Brasil em diferentes programas, tendo acelerado intensamente mais de 180 negócios de impacto social.

*Imagem: Unsplash