Referência no tratamento de paralisia cerebral grave na América Latina, o Hospital Cruz Verde promove a Semana Estadual de Paralisia Cerebral em dezembro, mês de conscientização da paralisia cerebral no país. De 2 a 6 de dezembro, a instituição realiza uma série de ações e palestras para os pacientes, sociedade médica e público em geral. A proposta é debater e alertar sobre o tema, contribuindo para a formação dos profissionais de saúde.

A partir de dezembro, a instituição também passa a realizar o exame de Nasofibroscopia da Deglutição, que avalia as regiões da cavidade nasal até a laringe. “Esse exame é extremamente importante. O aparelho permite identificar o nível de deglutição (ato de engolir alimentos) do paciente. Com isso, podemos identificar se o paciente pode ter uma dieta líquida, pastosa ou se precisa de intervenção cirúrgica”, explica a otorrinolaringologista do Hospital Cruz Verde, Dra. Débora Neves Joi.

O Hospital captou o aparelho por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), do Ministério da Saúde. O aparelho ficará no Hospital Cruz Verde pelos próximos dois anos e estará disponível para os pacientes internos da instituição e do ambulatório, e para toda a rede pública de saúde.

O lançamento oficial da Semana Estadual de Paralisia Cerebral acontece na próxima segunda-feira, 2 de dezembro, a partir das 9h30, com uma apresentação de violino do músico Cleyton Rodrigues. Haverá ainda a distribuição de folhetos explicativos e a soltura de balões.

Nos dias 3 e 4 de dezembro, a partir das 8h50, serão promovidas palestras, debates e apresentações de temas ligados à paralisia cerebral. Essas atividades serão direcionadas aos profissionais e estudantes da área de saúde e tem como objetivo estimular ações de políticas públicas e privadas para pacientes com paralisia cerebral. Entre os palestrantes: o Prof. Dr. Acary Souza Bulle Oliveira, da UNIFESP, que falará sobre atrofia muscular espinhal; o Dr. Alulin Monteiro Fonseca, neurologista Infantil da UNIFESP, que irá comentar sobre aspectos gerais da paralisia cerebral e o Dr. Pedro Batista Junior, da Prevent Senior, que irá falar sobre os cuidados extensivos e manutenção de boa prática assistencial.

Na sexta-feira, 6 de dezembro, o Hospital Cruz Verde encerra a Semana com uma apresentação de Natal realizada pela Bachiana Filarmônica SESI sob regência do maestro João Carlos Martins. A apresentação será aberta ao público e acontecerá no Teatro Sérgio Cardoso, às 20h. A entrada é gratuita. Os interessados devem retirar os ingressos na bilheteria do teatro a partir das 15h.

*Imagem: Unsplash