A Mostra Sustentável de Campinas chega à sua terceira edição em 2019, desta vez transformando e beneficiando a FSD – Fundação Síndrome de Down, em Barão Geraldo. O evento será realizado do dia 4 de setembro a 13 de outubro, sempre de quarta a domingo. Nos dias de semana, a Mostra fica aberta das 15h às 21h, e, aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h.
Mais do que uma exposição de arquitetura e decoração, o evento também é um espaço para a transformação social. Arquitetos, designers de interiores e engenheiros aceitaram o desafio de desenvolver projetos sustentáveis para a revitalização das edificações da ONG escolhida, deixando um legado que atendará às suas necessidades.
Mostra 2019
A ambientação dos mais de 40 espaços em 2019 está voltada para a temática da conscientização sobre a síndrome de Down. As obras foram pensadas a partir do conceito do design regenerativo, que prega que uma edificação precisa ser mais do que ecologicamente correta, uma vez que também necessita se relacionar com a comunidade. Por isso, além de divulgar os serviços prestados pela ONG, o evento contará com uma grande programação paralela e gratuita: visitas escolares, inclusivas, e as SustenTalks – conversas sobre estilo de vida, gastronomia e música, sob a ótica da sustentabilidade. Após o encerramento da Mostra, em 13 de outubro, o prédio revitalizado será restituído à Fundação, já de maneira definitiva, sem os objetos decorativos, para que seja utilizado pela FSD da forma mais conveniente.
Biblioteca para a população
Além de reformar o prédio da Fundação Síndrome de Down, a organização revitalizou a Praça Pedro Cané com a construção de uma biblioteca infantil que será utilizada como portal de entrada para a Mostra. Uma vez encerrado o período de visitação, a biblioteca será doada para a Prefeitura Municipal de Campinas, a fim de atender às crianças da Fundação, da Cemei Profa. Leonor Motta Zuppi (localizada na mesma rua) e do distrito de Barão Geraldo. Os visitantes serão convidados a doar livros infantis para compor o acervo desta biblioteca.
Vila 21
O tema da Mostra deste ano é Vila 21: um lugar onde pessoas com síndrome de Down moram, trabalham, passeiam e se cuidam de maneira autônoma e independente. O nome faz alusão à variação genética causadora da síndrome – a trissomia do cromossomo de número 21.
A Vila 21 terá dois núcleos residenciais, um núcleo comercial e diversas praças. Serão 48 ambientes instalados numa área de mais de 3.500 m², além da biblioteca infantil, ambientes residenciais como halls, salas, quartos, espaços infantis, piscina, áreas de lazer, cozinha e banheiros; ambientes comerciais como bistrô, galeria de exposição, academia, recepção, banheiros, sala de reunião, consultórios e escritório; e áreas externas como playground, teatro de arena, quiosque, praças e jardins.