Consegue imaginar um bebê pesando menos de 750 gramas? Infelizmente esta é a realidade de muitas mamães que têm a gravidez interrompida por volta da 26ª semana de gestação. E não é só este grupo que sofre com a prematuridade. Algumas crianças nascem com um pouco mais de peso, porém se o nascimento acontecer antes da 37ª semana de gestação eles também são considerados prematuros. Mas como reverter este quadro que tanto assusta milhares de brasileiros? São 340 mil nascimentos de prematuros no Brasil todos os anos, 11,5% do total de nascidos. O percentual está acima da média mundial de 10%, segundo a Pesquisa Nascer no Brasil – Fiocruz 2016.
Para chamar a atenção para esta gravidade na saúde, a data de 17 de novembro é lembrada como Dia Mundial da Prematuridade. “Novembro é considerado o mês internacional de sensibilização para a prematuridade e o objetivo é alertar sobre o crescente número de partos prematuros e como preveni-los, além de informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, para a família a e sociedade”, diz Denise Leão Suguitani, fundadora e diretora executiva da Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com. A entidade é pioneira a se dedicar à causa dos bebês prematuros em âmbito nacional.
Denise explica que a ONG Prematuridade.com colaborou com a elaboração do projeto de lei 10.739/2018, que estabelece o Dia da Prematuridade (17/11) no País, mais ainda está em tramitação. Mesmo assim ela afirma que a entidade segue trabalhando para chamar a atenção dos governantes e formadores de opinião sobre a importância do tema, “refletindo sobre a qualidade do atendimento oferecido aos nossos prematuros e às suas famílias e clamando por políticas públicas de prevenção e tratamentos modernos, adequados e mais humanos”, diz.
São Paulo recebe III Caminhada da Prematuridade
No dia 10 de novembro, a Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com realizará a III Caminhada da Prematuridade. O evento acontecerá em São Paulo, no Vão Livre do MASP. A ação, gratuita, será a partir das 9 horas. Não há necessidade de inscrição.
Para a fundadora da ONG Prematuridade. com, Denise Suguitani, a participação da sociedade nos eventos é muito importante para a disseminação da informação sobre o Novembro Roxo, com a data de 17 de novembro sendo conhecida como o Dia Mundial da Prematuridade.
*Imagem da capa: Canva
*Foto no texto: Divulgação e Canva