Desde o ano 2000, a Fundação Almerinda Malaquias vem, em seu Centro de Educação Multidisciplinar Ambiental e de Formação Profissional, atuando em resposta às demandas da população do município de Novo Airão, a 192km de Manaus.

O setor de educação se mantém em vigor – apenas em pausa temporária das aulas presenciais até que se retorne a um cenário de segurança comum pós pandemia COVID-19. A Fundação também promove amplo trabalho de capacitação e geração de renda, mantendo mais de 40 famílias, as quais vem sofrendo os efeitos da pandemia e com a ausência de turistas.

Para reverter este cenário, uma força-tarefa das empresas Expedição Katerre e Mirante do Gavião Lodge colocou no ar uma loja virtual – assim, a arte em marchetaria dos artesãos da Amazônia chegará ao país todo.

Um trabalho sustentável, que parte do reaproveitamento das sobras de madeiras amazônicas nobres que seriam descartadas pela indústria, as peças são lindos pratos, fruteiras, farinheiras, talheres e miniaturas de animais da fauna amazônica (arara, anta, arraia, jacaré, onça, pirarucu e peixe-boi, entre outros). Destaque também para as bolsas clutch, que em 2019 tiveram versão especial desenvolvida pela FAM em parceria com a PatBO.

É hora de deixar a casa mais bonita nesta quarentena; de enviar mimos para os que queremos bem ou estão distantes; de aproveitar as lembranças para amigos que fazem aniversário ou dia das Mães. Até adiantar brindes de Natal.

Para adquirir, acesse a loja:  https://loja.fundacaoalmerindamalaquias.org/

*Imagens: Divulgação