Segue aberta ao público no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, até o dia 15 de fevereiro a Exposição “Personagens de Contato – Inclusão pela Arte”. Organizada pelo Governo do Estado de São Paulo, a mostra propõe o diálogo expressivo e estético entre obras de artistas consagrados da arte brasileira, que pertencem às coleções de Arte Moderna e Contemporânea dos Palácios, e obras criadas por jovens com deficiência, incluindo desenhos, aquarelas, fotografias e pinturas.
Um desses jovens artistas é o colaborador da marca de cosméticos Avatim, Nagi Maron, de 29 anos. Ele faz parte do programa Trabalhando Down da empresa e, há quatro anos, vem se dedicando a atividades artísticas como a pintura. A exposição Personagens de Contato inclui 21 desenhos de Nagi representados em quadros e bonecos de tecido. “Nagi se expressa muito pela arte. Tudo o que ele vive é transferido, de certa forma, para os desenhos, que mesclam referências mais diversas como música, astrologia, mitologia e, principalmente, os super-heróis do cinema”, conta Mônica Burgos, mãe do artista e sócia-fundadora da Avatim. “Ele pesquisa tudo sozinho, descobre cores. Nagi amadureceu muito e hoje se percebe artista”, completa.
Mônica também revela que especialistas da área têm notado a força expressiva dos desenhos de Nagi e conta que, junto com a exposição, surgiu a ideia de usar as ilustrações do artista em um produto exclusivo da marca. O kit Cheiro de Arte é composto por quatro sabonetes em barra, cada uma com uma diferente ilustração assinada por Nagi. O produto estará disponível para venda nas lojas Avatim de todo o Brasil, em edição limitada, a partir deste mês de janeiro. Um percentual do faturamento gerado com a venda dos kits Cheiro de Arte será revertido para a APAE Ilhéus, onde está localizada a fábrica da empresa.
*Fotos: Milena Rosado e Guilherme Burgos