Para a lendária oceanógrafa e exploradora Sylvia Earle, fundadora da organização de preservação marinha Mission Blue, “o arquipélago dos Açores é um ímã para a vida. É realmente um lugar mágico. Lançar os Açores como um Hope Spot (“local de esperança”) é completamente lógico – basta perguntar às baleias”.
Baleias e toninhas estarão entre as centenas de espécies marinhas a se beneficiarem de um novo Hope Spot do Mission Blue no arquipélago dos Açores, ligado a Portugal, um grande oásis no meio do Oceano Atlântico conhecido por suas qualidades ecológicas e biológicas raras, ricas e valiosas.
A Rolex e o Mission Blue – um dos pilares da iniciativa Perpetual Planet – compartilham o compromisso de preservar o planeta. Ambas estão unidas em um esforço inspirador para explorar, restaurar e proteger os oceanos do mundo.
Por mais de uma década, a iniciativa Mission Blue vem iniciando ações para proteger ecossistemas oceânicos cruciais. Até o momento, a organização estabeleceu mais de 130 Hope Spots (como os recentemente anunciados, nos Açores e nas Ilhas Cagarras) em partes dos oceanos que são consideradas essenciais para a preservação de espécies, ou lugares onde há comunidades que dependem de um ambiente marinho saudável para sobreviverem.
Sylvia Earle, Embaixadora Rolex desde 1982, expressa a afinidade da Mission Blue com a empresa:“Assim como a Rolex, sinto que chegou o momento em que é preciso tomar atitudes por um planeta perpétuo, para que as maravilhas dos oceanos em toda sua abundante diversidade não se percam para as gerações futuras”, diz ela. “Juntos, podemos fazer a diferença”.
*Imagens: Divulgação