Em alta desde 2020, por conta da pandemia, o ecoturismo terá, em março, um dia para chamar de seu. A data, instituída no Brasil há alguns anos, tem como objetivo estimular ainda mais a prática e, claro, preservar o meio ambiente explorado sem causar impacto à biodiversidade.
Confira, portanto, alguns hotéis e resorts espalhados pelo Brasil que promovem o chamado ecoturismo ao oferecer experiências únicas em florestas, montanhas, rios, praias semiprivatizas e cenários de tirar o fôlego.
Confira:
Cristalino Lodge, Alta Floresta – Mato Grosso
Para os amantes do verde e da floresta tropical, o Critalino Lodge, na cidade de Alta Floresta, sul da Amazônia, é o local perfeito para os hóspedes se conectarem com a natureza e aproveitarem momentos únicos que a vasta biodiversidade da região oferece aos turistas que buscam por paz com o toque único que a Floresta Amazônica pode proporcionar. Apenas neste bioma, são 595 espécies diferentes já catalogadas, muitas delas raras para a ciência. As acomodações foram projetadas individualmente na mata nativa, de forma harmoniosa, contando com uma arquitetura moderno no meio da natureza.
Six Senses Botanique, Serra da Mantiqueira – São Paulo
O elegante e recém inaugurado Six Senses Botanique, o único empreendimento da luxuosa Six Senses nas Américas, respira sustentabilidade por todos os poros. Rodeado pela mata atlântica e o verde da Mantiqueira, o hotel é opção para quem procura se desligar completamente do mundo exterior e aproveitar o silêncio absoluto que só as montanhas podem oferecer. Para celebrar a data, nada melhor que um charmoso picnic nos jardins da propriedade com a assinatura Six Senses em absolutamente tudo…
Pratagy Beach All Inclusive Resort, Maceió – Alagoas
Se reconectar com o mar também é uma forma de praticar ecoturismo. Ainda mais em destinos como a deserta praia de Pratagy, dentro do Pratagy Beach All Inclusive Resort, em Maceió. O empreendimento se vê envolto pela imensidão azul do mar turquesa e pelo verde da Mata Atlântica, que se deburaça sobre o azulado Rio Meirim. Tudo isso, claro, sob o intenso amarelado do sol, presente de janeiro a janeiro…
Fazenda Capoava, Itu – São Paulo
Pertinho de São Paulo, na bela região de Itu, a histórica Fazenda Capoava surge com opção para um programa mais família, envolto pela natureza e simplicidade do local. Com muitas áreas abertas e recheadas de belas paisagens naturais para exploração, o empreendimento é ideal para interagir com o ambiente. O hotel ainda possui O Projeto de Olho nos bicho, que permite que as crianças alimentem e interajam com algumas espécies de animais silvestres, como o Agnaldo, um simpático tucano resgatado e entregue à Fazenda Capoava para cuidados.
Refúgio Ecológico Caiman, Zona Rural Miranda – Mato Grosso do Sul
O Refúgio Ecológico Caiman é um empreendimento pioneiro de ecoturismo no Pantanal sul-mato-grossense. Uma iniciativa autêntica que há mais de 30 anos proporciona aos hóspedes integração com a natureza selvagem do Pantanal e a cultura da região. Sua estrutura de alto nível conta com três opções de pousadas e 26 quartos entre suítes e apartamentos de categorias Standard, Standard Superior e Superior. Os projetos Onçafari, Papagaio-Verdadeiro e Arara Azul, em parceria com pesquisadores e universidades, são os destaques do empreendimento.
*Imagens: Divulgação