A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza lançou um fundo filantrópico para apoiar o desenvolvimento de negócios de impacto socioambiental positivo na Grande Reserva Mata Atlântica. Com aporte inicial de R$ 600 mil e gestão da Trê Investindo com Causa, o fundo, que integra o programa Territórios Regenerativos, deve garantir recursos para fortalecer empreendimentos sustentáveis e servir como garantia para um mecanismo de empréstimos coletivos que será lançado em 2022.

Além do fundo filantrópico, o Territórios Regenerativos prevê o desenvolvimento de uma plataforma de soluções financeiras para que empréstimos coletivos financiem negócios de impacto com taxas e juros mais acessíveis e, ao mesmo tempo, traga retorno para os investidores. Outras grandes empresas e instituições financeiras já estão em negociação com os gestores para fortalecer o fundo filantrópico.

A meta do Territórios Regenerativos é direcionar, até 2030, cerca de R$ 400 milhões para 20 territórios brasileiros, contribuindo com o crescimento de pequenas e médias empresas que desenvolvem negócios com impacto socioambiental positivo. O primeiro território é a Grande Reserva Mata Atlântica, que é o último remanescente contínuo do bioma, abrangendo 50 municípios dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Ao todo, são aproximadamente 1,8 milhão de hectares de floresta tropical contínua, de grande diversidade biológica e cultural, o que gera inúmeras oportunidades de negócios.

Na Grande Reserva, o Territórios Regenerativos é conduzido pela coalizão entre Trê Investindo com Causa, Fundación Avina, Parsifal21 e Fundação Grupo Boticário.

*Imagem: Canva