Aprenda a preparar o delicioso e prático “Pão de Frigideira”, ideal para aqueles que desejam se deliciar com um pão fresquinho, mas procuram praticidade e pouco trabalho. A receita foi compartilhada pelo chef Gui Cardadeiro, professor do projeto Chef Aprendiz.
Esta receita é parte de uma das oficinas do módulo de panificação básica, que se relaciona com o currículo do Chef Aprendiz é um projeto de desenvolvimento humano que usa a gastronomia como a principal ferramenta de transformação social. Capacitam jovens em situação de vulnerabilidade social para conseguirem seu primeiro emprego em cozinhas de estabelecimentos parceiros.
Confira a seguir o passo a passo:
Ingredientes:
- 500g de farinha de trigo
- 350ml de água
- 20g de sal
- 5g de fermento biológico
- Alecrim à gosto
- Azeite de oliva à gosto
Modo de preparo
- Misture todos os ingredientes e sove por 5 minutos.
- Deixe a massa fermentar por 2 horas coberta com um pano.
- Divida a massa em 2, e a abra com as próprias mãos em formato de disco.
- Em uma frigideira coloque bastante azeite, galhos de alecrim, e em fogo baixo coloque uma parte da massa. A cozinhe por 5 minutos, vire-a, coloque um pouco mais de azeite, e cozinhe mais 5 minutos.
- Sirva em seguida.
Rendimento: dois pães
Chef Aprendiz Comunidades
Somos um projeto de desenvolvimento humano e inserção social que usa a gastronomia como a principal ferramenta. Capacitamos jovens em situação de vulnerabilidade social para conseguirem seu primeiro emprego em cozinhas de parceiros. Ao longo de quase seis meses os 20 jovens vivenciam aulas teóricas e práticas sobre gastronomia e autodesenvolvimento de modo a prepará-los para o mercado e para a vida. Uma competição final coloca à prova os conhecimentos adquiridos durante as oficinas, e encerra o processo com chave de ouro. Os jurados presentes oferecem vagas de empregos para os jovens que querem iniciar uma carreira como auxiliar de cozinha.
Já atuamos em sete comunidades (Paraisópolis, Campo Limpo, Glicério, Jd. Colombo, Valo Velho, Capão Redondo e Chuvisco) e 90% dos alunos receberam oportunidades na área. Alguns iniciaram na gastronomia e seguiram por outros caminhos, como enfermagem, engenharia e psicologia. Temos aproximadamente 80% dos jovens trabalhando ou participando de entrevista, mesmo com o cenário da pandemia. Para saber mais: assista o vídeo e visite o site