O criador do Menino Maluquinho será homenageado no maior evento náutico ao ar livre da América Latina, de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória, Rio de Janeiro. Exposição de painéis e elementos visuais com ilustrações do artista para a campanha assinada pelo cartunista “Só Jogue na Água o que o Peixe pode Comer”, além de distribuição de brindes especiais são algumas das ações aos visitantes.

 

Abril, 2024 – De 28 de abril a 5 de maio, o Rio de Janeiro será palco para o maior evento náutico ao ar livre da América Latina, o Rio Boat Show, e também para o início de uma série de homenagens programadas para 2024 em celebração ao cartunista e defensor das águas Ziraldo (in memoriam) enaltecendo o trabalho criado em parceria com a Revista Náutica. O criador do Menino Maluquinho deixou para a literatura infantil brasileira um legado sem precedentes, com mais de 10 milhões de exemplares vendidos. O que muita gente não sabe é que ele também marcou a história da náutica no país, ao dar vida a campanha “Só jogue na água o que o peixe pode comer”, em parceria com Ernani Paciornik, amigo pessoal de Ziraldo e presidente do Grupo Náutica, responsável pela Revista Náutica e pelos eventos Boat Show.

 

Durante os oito dias de evento, os mais de 33 mil visitantes esperados poderão conferir de perto painéis com imagens que fazem parte da cartilha ilustrada por Ziraldo. A exposição estará localizada próximo ao “Espaço dos Desejos”. Além disso, serão distribuídos brindes e a comunicação visual do evento passa a contar com o traço inconfundível do maior cartunista brasileiro. Ao longo do pavilhão e do passeio sobre as águas, intervenções com trechos da cartilha e espaços instagramáveis estarão expostos ao longo do trajeto.

 

“Celebrar o legado de Ziraldo através de homenagens como esta são essenciais para que as próximas gerações possam conhecer e se inspirar em tudo que ele criou, sobretudo suas paixões pelas grandes causas sociais, humanas, ambientais e tantas outras. Ziraldo foi um artista multifacetado, com uma vasta e ampla produção cultural – cujo acervo visual e intelectual agora vem a ser preservado e difundido através do Instituto Ziraldo, o IZ. As ilustrações da campanha “Só Jogue na Água o que o Peixe pode Comer” são mais uma faceta desse artista, que sempre mostrou-se muito preocupado com a preservação das águas”, comenta Claudio Miranda Filho, um dos diretores do Instituto Ziraldo e enteado de Ziraldo.

 

Em parceria com a Revista Náutica, a campanha “Só jogue na água o que o peixe pode comer” marcou um movimento significativo na educação ambiental relacionada às águas brasileiras. Lançada na década de 1990, essa iniciativa, batizada de “Campanha do Peixinho”, se transformou em um símbolo de conservação ambiental, com a distribuição de materiais educativos, como a cartilha, com a mensagem de preservação dos rios e mares da comunidade náutica.

 

“Ziraldo é um ícone da arte brasileira e estamos cercados de manifestações artísticas naturais no mundo náutico e ele enxergava isso de uma maneira única ao apresentarmos a campanha nos anos 1990. Ziraldo não apenas enriqueceu nossa literatura infantil com suas obras, mas também usou seu talento para contribuir com a conscientização ambiental na náutica e isso transformou a maneira como milhares de pessoas cuidam das nossas águas. A arte quando aliada a causas significativas como esta se transformam em uma poderosa ferramenta de educação e mudança”, declara Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica.