O conceito do projeto é criar uma reaproximação, tanto simbólica quanto literal, à natureza, criando um edifício que seja quase um organismo vivo, transformando a paisagem da cidade repleta de edifícios padronizados

Novembro de 2024 – Um dos escritórios de arquitetura mais premiados da Europa, a Archea Associati, escolheu Balneário Camboriú, em Santa Catarina, para a realização de um projeto icônico exclusivo, jamais visto no país, desenvolvido com toda a sofisticação do design italiano. O visionário empreendimento no litoral catarinense, liderado pelo Fischer Group, ocupará um dos metros quadrados mais caros do país. Mas a pretensão não é de ser o mais ostensivo, nem o mais alto prédio, e sim o mais original, transformando a paisagem da cidade, para mostrar uma outra forma que a arquitetura pode ocupar na vida das pessoas. O conceito do projeto é criar uma reaproximação, tanto simbólica quanto literal, à natureza, criando um edifício que apresente uma “arquitetura viva”, tão impressionante quanto uma obra-prima italiana. O Auris Residenze não é apenas um projeto arquitetônico, mas uma proposta que integra a modernidade e o respeito ao meio ambiente, para promover um estilo de vida sustentável aos seus moradores. Empreendimento, quando lançado, prevê Valor Geral de Vendas (VGV) em R$ 100 milhões.

 

“Em todos os nossos projetos buscamos primeiramente observar com atenção e compreender o lugar, com todos os seus potenciais e seus desafios. Olhamos desde a malha urbana, até a relação com a natureza, assim como a iluminação natural. Neste caso, há uma clara contradição. Por um lado, estamos muito próximos à natureza e, por outro, a densidade da malha urbana e a própria arquitetura de Balneário Camboriú parecem negar esta relação. Assim, foi um movimento imediato para nós, portanto, buscar uma reaproximação, tanto simbólica quanto literal, criando um edifício que seja quase um organismo vivo”, explica o idealizador do projeto e um dos sócios fundadores da Archea Associati, Marco Casamonti.  

   
 

Conceito 

A partir dessa observação, foi possível determinar os próximos passos do projeto, como a escolha do tom terracota do concreto pigmentado, a rotação da estrutura do edifício, que, como um girassol, se vira para o mar, proporcionando uma vista livre do oceano, na cobertura do prédio, e a ideia de incluir jardineiras em posições aparentemente aleatórias, criando uma aparência de edifício árvore. Isso fica ainda mais intensificado pela presença dos brises da fachada, forte marco do projeto, que tem o mesmo tom da estrutura aparente, que, como ramos, se distribuem pela fachada do edifício, protegendo-o do excesso de radiação solar. “Entendemos que a configuração padrão “embasamento + torre” tira toda a sua imponência, que é mantida ao recuar uma parte do embasamento, fazendo com que uma aresta da torre toque o chão”, completa o arquiteto.

 

A presença do verde das jardineiras e dos brises cria um espaço entre a fachada e o apartamento. Isso seria como um filtro de paisagem verde, ou seja, uma alternativa revigorante frente à paisagem urbana dos arredores, que não requer atenção dos condôminos. Com mais de 130 metros e uma área construída de 11,5 mil metros quadrados, o prédio terá 26 apartamentos, um por andar. As unidades mais altas foram concebidas de forma a proporcionar uma belíssima vista do oceano, tanto a partir da sala quanto da suíte Master. Uma vista que também é possível de aproveitar nas áreas comuns como academia e piscina, localizadas na cobertura. A área da churrasqueira, item incontornável de um apartamento no Sul, está próxima ao terraço, o que possibilita abrir os caixilhos de correr para criar um único ambiente de bem-estar, que combina o conforto da área interna com as brisas frescas do mar, que vêm de fora. Com relação aos acabamentos, buscou-se conjugar a brasilidade, traduzida pela escolha das madeiras, dos couros e do concreto aparente, ao elegante minimalismo do design italiano.

 

As áreas comuns foram pensadas para atender pessoas de todas as idades, tanto os adultos quanto os mais novos, que, no lazer inferior, podem contar com um playground externo e uma área de brinquedos na parte interna. Tem também uma parte da área externa dedicada aos pets, com equipamentos para treinamento de cães, por exemplo. Um ponto fundamental do projeto foi a relação, tanto física quanto visual, entre a área externa e a área interna, além da criação de espaços o quanto mais amplos e flexíveis possível. As áreas de lazer no topo da torre, como academia, espaço de bem-estar, piscina, entre outras, contam com a vista deslumbrante do oceano. 

 

Diferenciais

“Um dos maiores desafios técnicos foi conceber um sistema estrutural que garantisse tanto a torção da estrutura, a resistência aos fortes ventos e a presença da piscina no topo do prédio”, comenta Casamonti sobre a idealização do Auris Residenze. A estrutura da torre em forma de torção, ou “twist”, como chamam os arquitetos, trouxe a tarefa de encontrar um sistema estrutural que harmonizasse a torção da fachada leste com a resistência aos fortes ventos e a piscina da cobertura. A solução adotada não apenas assegurou a segurança da estrutura, mas também garantiu a permanência do conceito arquitetônico do edifício, para transformá-lo em um marco icônico na paisagem de Balneário Camboriú. Assim, o twist é uma declaração audaciosa de design que se destaca e encanta. 

 

Outro diferencial é a possibilidade de personalização. Com a consultoria exclusiva de Casamonti, os moradores terão a oportunidade de moldar seus apartamentos de forma única, guiados pelo talento visionário de um dos grandes mestres da arquitetura contemporânea. Assim, o Auris Residenze é a expressão máxima da sofisticação e do design italiano, criado para oferecer uma experiência de vida incomparável. Cada detalhe, desde o imponente hall de entrada até as áreas comuns, carrega o toque artístico de Casamonti, transformando o espaço em uma obra-prima viva, onde natureza e cidade se encontram em perfeita sintonia.

 

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um dos pilares fundamentais do projeto Auris Residenze, refletindo um compromisso profundo com o futuro. Desde o início, a Archea, que já é membro do Green Building Council Brasil, em parceria com a consultoria Petinelli, integrou práticas sustentáveis em todas as etapas do desenvolvimento. Esse trabalho colaborativo foi guiado por princípios que priorizam o desempenho lumínico e as melhores práticas ambientais, enfatizando a criação de um espaço que valorize também o bem-estar e a saúde dos usuários, além da eficiência energética. Assim, o Auris Residenze não é apenas um projeto arquitetônico, mas uma proposta que abraça a harmonia entre modernidade e respeito ao meio ambiente, promovendo um estilo de vida sustentável para seus moradores.

 

O exemplar biofílico, seu método construtivo e tecnologias “well living” vão garantir sustentabilidade além do edifício em si, mas também saúde e bem-estar aos moradores. É o caso de uma bateria  de filtros que será implantada, além de testes rigorosos de qualidade de água, que vão garantir água filtrada em todo o condomínio mesmo em caso de falhas no fornecimento pelo município. Sensores de CO2informarão sobre a qualidade do ar e sistemas de ventilação serão instalados, inclusive nas garagens, para renovar o ar conforme níveis de CO2 detectados. Os  filtros e tecnologia de renovação de ar garantirão a pureza, superior ao ambiente externo, em todos os apartamentos. 

 

Já a fachada em concreto aparente pigmentado e brises foram projetados para reduzir a incidência solar e proporcionar maior conforto térmico nos ambientes em 16%. Com isso, será capaz de reduzir em até  42% o uso de ar-condicionado e 26% o consumo de energia, devido a maior incidência de iluminação natural. Além disso, o reaproveitamento de águas cinzas e pluviais reduzirá o uso de água em até 52%.

 

Com todos esses investimentos em sustentabilidade e inovação, o empreendimento será avaliado pelo GBC Brasil, para conquista do selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que assegura que o edifício é sustentável, e do selo WELL Building Standard, que faz uma abordagem holística sobre elementos do ambiente construído. O selo WELL é o primeiro certificado do mundo focado exclusivamente na saúde e no bem-estar dos ocupantes do prédio. O selo foi desenvolvido por um corpo técnico de especialistas consagrados e se tornou referência internacional em alto padrão, conforto, qualidade e bem-estar nos ambientes construídos.

 

“Os prédios verdes são uma tendência global. Nós acreditamos que a sustentabilidade é a consequência de um bom planejamento arquitetônico, feito com inovação e inteligência, por meio de uma abordagem que considere assuntos importantes como conforto, eficiência energética e impactos ambientais. No panorama mundial, a adoção do modelo de economia circular na construção civil está avançando muito. Assim, percebemos que temas como eficiência energética, reaproveitamento de materiais e retrofit, bem como a redução na geração de resíduos e a neutralização do carbono, serão cada vez mais centrais nesses debates. Por isso buscamos aplicar cada um desses conceitos no projeto. Um exemplo é o uso de matéria-prima local, para reduzir a pegada de carbono nas operações logísticas”, explica. 

 

Sobre a Archea no Brasil

Atualmente, a Archea Associati é o único escritório italiano de arquitetura com sede regional no Brasil, onde atua desde 2012. Localizado na Vila Madalena, em São Paulo, o prédio-sede foi projetado pela própria empresa e inaugurado em 2015. Vale ressaltar que toda equipe desse escritório opera internacionalmente, num ecossistema de intercâmbio multicultural agregando as mais diferentes expertises à Archea Associati como um todo. No país, o Auris Residenze promete ser o projeto mais emblemático, inspirando não apenas o Brasil, como o mundo, pela sua originalidade e inovação.

 

Em São Paulo (SP), a Archea Associati assina ainda o projeto do Wine Bar, um espaço de entretenimento localizado nas torres 3 e 4 do Parque Global, que faz parte de complexo visionário que busca reinventar a cidade, proporcionando espaços abertos e sofisticados, arte de alta qualidade e um estilo de vida cosmopolita. Com cinco torres residenciais, o Parque Global se apresenta como um oásis seguro e sustentável, ideal para a vida em família, cercado por áreas verdes e conectado a todas as comodidades urbanas. Em outubro de 2024, a Archea recebeu o prêmio do Global Future Design Awards, pelo design de interiores do Wine Bar.

 

Sobre as perspectivas futuras, a Archea revela que tem forte interesse em expandir suas operações no Brasil e na região da América Latina como um todo, pois entende que é um mercado vibrante, com muito potencial e com grandes possibilidades. “Entendemos que a nossa forma de trabalhar com a arquitetura e com o design pode trazer uma forte contribuição ao país. Por onde vamos, buscamos desenvolver arquitetura de qualidade, com primor nos materiais, nos acabamentos e nas soluções escolhidas, a partir de um know-how italiano, mas levando em conta ao mesmo tempo tradições, boas práticas e materiais locais”, revela Casamonti.

 

Sobre a Archea Associati

Fundada em 1988, em Florença, na Itália, por Laura Andreini, Marco Casamonti e Giovanni Polazzi, a Archea Associati é um estúdio de arquitetura e design que se destaca pela sua atuação global. Em 2001, Silvia Fabi, gerente do estúdio em Florença, tornou-se sócia dos fundadores. Considerado o segundo escritório da Itália por faturamento, o estúdio conta com cerca de 300 arquitetos espalhados por suas nove sedes, localizadas nas cidades de Florença, Roma, Milão, Gênova, Paris, Tirana, Dubai, São Paulo e Pequim. Isso proporciona aos seus clientes os benefícios de um atendimento personalizado, com conhecimento local, mas ao mesmo tempo com todo o suporte de habilidades e recursos da rede internacional. A Archea se dedica a projetos de arquitetura, design, interiores e design gráfico em todo o mundo, combinando pesquisa e prática em diferentes escalas, da paisagem ao design. 

 

Seus sócios também desempenham um papel importante no meio acadêmico, lecionando em prestigiadas faculdades italianas. Marco Casamonti é professor titular na Faculdade de Arquitetura de Gênova, enquanto Laura Andreini ocupa a mesma posição na Universidade de Florença. Multipremiado internacionalmente, o estúdio foi reconhecido por sua abordagem inovadora e participação em grandes eventos internacionais, incluindo várias edições da Bienal de Arquitetura de Veneza. 

 

Inspirados pelos grandes mestres da arquitetura, pelas artes plásticas e pela natureza, os projetos do escritório italiano são resultado de inúmeras influências e encontros. Eles variam do planejamento urbano ao design de produto, do Yacht design às exposições e eventos. A Archea considera todos os aspectos e os elementos do projeto, oferecendo soluções criativas para o projeto arquitetônico, o planejamento urbano e consultorias. O escritório oferece um grande leque de habilidades criativas multiculturais, técnicas e gerenciais. 

 

Projetos 

Reforçando sua excelência arquitetônica ao redor do mundo, atualmente a Archea desenvolve importantes obras, como a torre Forevergreen, em Tirana, e a ponte Kiss Bridge, no Vietnã. Destacam-se ainda os projetos da Adega Antinori no Chianti Clássico, a recuperação do Ex-Armazém de Vinhos de Trieste para o Eataly, o Novo Estádio Nacional da Albânia, em Tirana, e a Biblioteca Municipal de Nembro, em Bérgamo.

 

A Arena Kombëtare, em Tirana, na Albânia, é um Complexo Multiuso (Estádio de Futebol, Comercial e Hotel) com inspiração na estrutura de um teatro romano, a configuração versátil desse empreendimento combina arquitetura icônica e funcionalidade, para uma experiência adaptável para esportes, eventos e lazer em uma estrutura visualmente impressionante.

 

A Kiss Bridge, no Vietnã, reimagina o conceito de uma ponte, transformando-a em uma experiência profundamente emocional. A separação física de 50 centímetros entre suas extremidades se torna um convite ao encontro, incentivando gestos de estender a mão, de buscar um toque ou um beijo. Essa distância carrega o significado mais profundo da obra: uma união que não se concretiza fisicamente, mas se realiza de forma simbólica. Inspirada por uma lenda vietnamita sobre o amor impossível entre uma deusa e um humano, a Kiss Bridge celebra a beleza dos laços que resistem às distâncias.

 

Projetos premiados

Entre os projetos internacionais premiados da Archea Associati, temos a icônica e emblemática Adega Antinori, localizada na deslumbrante região vinícola de Chianti, entre Florença e Siena, que foi projetada com o objetivo de valorizar a paisagem e a cultura local da produção de vinho. A proposta arquitetônica se integra harmoniosamente ao ambiente, criando uma simbiose entre a cultura humana e a natureza. A vinícola mimetiza-se na paisagem rural, apresentando uma cobertura que se funde com a terra e vinhedos, enquanto as áreas de trabalho e exposição são distribuídas em diferentes níveis, permitindo que a luz natural entre e que os visitantes desfrutem de vistas panorâmicas.

 

Além da Antinori, destacam-se os projetos realizados na China, como o Yanqing Grape Expo, em Pequim, um complexo dedicado à viticultura e ao enoturismo, com formas ondulantes que remetem às vinhas. O uso de materiais locais e de uma estrutura orgânica e fluida cria um ambiente que reflete a cultura agrícola da cidade, integrando o edifício à paisagem natural. Ainda em Pequim, a Biblioteca Nacional foi premiada por explorar a relação entre espaços interiores e exteriores, com fachadas de vidro que proporcionam iluminação natural e promovem a transparência. O edifício combina modernidade e funcionalidade, oferecendo um espaço inspirador para estudo e pesquisa.

 

Ainda na China, em Shanghai, o Li Ling World Ceramic Art City é um centro de arte e cerâmica que celebra a tradição cerâmica chinesa. O design mescla tradição e modernidade, com fachadas revestidas de cerâmica e formas arquitetônicas que evocam o movimento fluido do barro moldado. Com uma beleza impressionante, esse projeto se destaca por contribuir para a valorização cultural de Shanghai. Já a cidade de Guangzhou, contempla um arranha-céu que combina eficiência energética com design contemporâneo. As fachadas são cobertas por uma estrutura metálica perfurada, permitindo ventilação natural e criando efeitos visuais dinâmicos que mudam conforme a luz do dia.

 

Mais informações sobre a Archea Associati pelo site: www.archea.it ou em seu perfil no Instagram: @archea_associati.