Inspirados pela Settimana della Cucina Regionale Italiana, que acontece todos os anos em meados de outubro, a Casa Santo Antonio promove uma nova viagem pelo país por meio de menus regionais, servidos durante todo o ano. A cada trimestre uma região diferente irá compor o projeto Mappa d’Italia e assim fortalecer a marca como uma referência em gastronomia italiana.

Para cada região, será realizada uma pesquisa profunda sobre os ingredientes locais, história dos pratos, da região e dos vinhos. A primeira edição será sobre a Toscana, conhecida por suas paisagens, vinhos, história, arte e por abrigar uma das mais belas cidades do mundo: Firenze, ou, como chamamos por aqui, Florença.

Nas cozinhas toscanas, a influência camponesa se destaca, evidenciando-se pela simplicidade e pela habilidade em aproveitar os ingredientes. Ao explorarmos os sabores, também nos deparamos com vestígios da refinada culinária cortesã da época dos Médici, apresentando pratos como patê de fígado, espinafre e bacalhau salgado. Tanto na costa quanto no interior da região, a culinária toscana valoriza cinco elementos essenciais à mesa: pão, azeite extra-virgem, carne, feijões, grão de bico e vegetais, acompanhados do indispensável vinho, que se torna parte indispensável da experiência gastronômica local.

O Mappa d’Italia mergulha os visitantes nas tradições, histórias e sabores cativantes dessa região deslumbrante. Cada prato no menu foi cuidadosamente elaborado para destacar os ingredientes autênticos e as técnicas culinárias que fazem da Toscana um destino gastronômico único.

Confira a seguir o menu completo:

Entrada:

Panzanella – O prato é um exemplo de aproveitamento da comida. O pão amanhecido é misturado a legumes, verduras, vinagre e azeite.

 

Primo Piatto:

Pappardelle Sul Cinghiale – Os javalis são típicos da Toscana e rendem cozidos, embutidos e molhos, como este, que acompanha o Pappardelle, massa também nativa de lá e preparada fresca no Casa.

 

Secondo Piatto:

Baccalà a Trancio e Mantecato, Cecina e Ceci Rifatti, Spinaci Saltati e Cremosi – A proposta é contemporânea, mas os ingredientes nos levam a uma viagem histórica! O espinafre e o bacalhau salgado vêm da Florença Renascentista. Já o grão de bico é usado há séculos e conhecido como “ouro de Pisa”

 

Dolce:

Cantucci e gelato al pistacchio – perfumados e crocantes biscoitos de amêndoas têm sua primeira receita documentada no século XIX. São a melhor companhia para o Vin Santo, vinho de sobremesa toscano.