O mercado da arte tem um papel importante a desempenhar na questão ambiental e a necessidade de agir urgentemente para reduzir os impactos causados pela emissão de CO2 e geração de lixo. Com o objetivo de incentivar a consciência ambiental, a Gallery Climate Coalition (GCC) criou o Selo Active Member, uma forma de promover o movimento sustentável das galerias parceiras e estimular a comunidade artística a traçar um caminho rumo à mudança.

A Gallery Climate Coalition (GCC) representa uma rede global de entidades artísticas unidas em prol da mitigação dos impactos ambientais no campo da arte. Seu foco primordial reside em catalisar a diminuição das emissões de CO2 em todo o setor, almejando uma redução de pelo menos 50% até 2030, além de impulsionar a adoção de práticas de desperdício zero.

Com base nestas diretrizes, a Galeria Lume reconhece que, como integrante do GCC, tem a oportunidade de utilizar suas plataformas de comunicação e práticas sustentáveis para incentivar e apoiar outras organizações a agir e contribuir para a transformação do cenário atual.

“Na Galeria Lume, nos dedicamos a promover o desenvolvimento de processos criativos contemporâneos em colaboração com nossos artistas e curadores convidados. Simultaneamente, a Lume se posiciona como um espaço para reflexão, discussão e intercâmbio de ideias. Em consonância com esses valores fundamentais, é imperativo que adotemos medidas ambientais urgentes, especialmente quando vemos todos os dias os efeitos da crise climática mundial.” Destaca Victoria Zuffo, sócia da galeria.

Estabelecendo metas juntamente com a GCC, a Galeria Lume se comprometeu a enviar anualmente um relatório de CO2, estabelecer uma Equipe Verde e publicar uma Declaração de Responsabilidade Ambiental, classificando-se como Membro Ativo da Gallery Climate Coalition.

“Como organização, sabemos que nossos impactos ambientais diretos incluem

a geração de plástico nas embalagens, transporte aéreo e terrestre das obras e uso de energia em nossa sede. Iniciamos nossa jornada de enfrentamento desses impactos ao nos juntarmos à Gallery Climate Coalition nos comprometendo a reduzir pelo menos pela metade nossas emissões de carbono até 2030.” Comenta a Equipe Verde Lume, grupo de profissionais engajados no avanço da sustentabilidade dentro da Galeria.

Sabe-se que ainda há muito a se fazer e  aprender sobre a questão ambiental no mundo da arte, mas um primeiro passo é facilitar o diálogo e compartilhar informações com a comunidade artística global para incentivar a mudança coletiva do setor  em direção à sustentabilidade.

 

*Imagens: Divulgação