Em parceria com Tigre e Alltak, estúdio de design autoral brasileiro apresenta peças provocativas criadas com tubos e conexões
Do olhar criativo sobre dois elementos fundamentais da construção de sistemas e aplicações de distribuição hidráulica nasce a Coleção Conexões, da Fahrer, pensada para desafiar a percepção do convencional e conectar pessoas e ideias por meio do design autoral, utilizando tubos e conexões.
Com Conexões, que propõe uma experiência totalmente inédita, o trio de designers da marca, formado pelos irmãos Sérgio Fahrer, Jack Fahrer e por Heloisa Samaia, descontextualiza matérias-primas que estão em todas as casas e fazem parte de toda estrutura urbana dos brasileiros, quase sempre escondidas, para criar verdadeiras obras de arte funcionais.
Da concepção ao produto, foram dois anos de muita experimentação e análise profunda do comportamento e das geometrias possíveis. Para o desenvolvimento de cada peça – 17 no total, com 26 combinações possíveis de estampas para cadeiras, poltronas, mesas, sofás, estantes, aparadores, bancos e luminárias – a Fahrer se uniu a duas grandes marcas, que também são referência em seus segmentos de atuação.
A matéria-prima da Tigre, multinacional brasileira líder em soluções para construção civil e cuidado com a água, ganha acabamento sofisticado e original, com estampas únicas e técnicas avançadas de impressão em látex e tecnologias da Alltak, maior empresa de envelopamento automotivo da América Latina.
A junção desses materiais e dos recursos construtivos resulta em uma leitura artística de peças de mobiliário contemporâneo, que evocam memórias e proporcionam uma experiência sensorial única, homenageando a memória coletiva e o potencial de transformação do cotidiano da matéria-prima.
Sérgio Fahrer explica que o lançamento está em consonância com o maior propósito do estúdio, que é o de valorizar o bem-feito à mão, as relações humanas e a produção brasileira de design. “Conexões está intimamente ligada à evolução da Fahrer em três décadas de existência, durante as quais exercitamos a criatividade e apresentamos peças autorais e o uso de materiais inusitados. Com Conexões, propomos uma quebra de paradigmas ao reimaginar tubos e conexões e aplicar técnicas inéditas para tangibilizar um mobiliário que une originalidade e usabilidade”, afirma.
A jornada criativa envolveu diversas etapas, da lúdica, na qual os designers literalmente brincaram com os materiais para entender a geometria e organicidade dos tubos e conexões, passando pela criação de estampas e cores, pelos testes técnicos e de segurança, além da aplicabilidade dos acabamentos para garantir durabilidade e experiência do usuário. “O resultado após pesquisa e produção são peças que se conectam a partir da descontextualização de materiais. E isso só foi possível com nossos parceiros, Tigre e Alltak, que apoiaram todo o processo de desenvolvimento das estruturas ao acabamento”, complementa.
As peças puderam ser conferidas pessoalmente durante o período de exposição no próprio estúdio, na Exposição Conexões, que aconteceu de 22 a 30 de novembro desse ano com entrada franca, assim como em alguns ambientes da Casa Vogue Experience, finalizada nesse último dia primeiro de dezembro. Em 2025, as criações devem ganhar ainda mais espaço em galerias e museus nacionais e internacionais, ainda a serem anunciados.