O conselho para o time de atletas de fim de semana é estar com a saúde em dia. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é realizar no mínimo 150 minutos de atividade física aeróbica moderada ou 75 minutos de intensa por semana.

Para os iniciantes, o ideal é praticar 30 minutos diários e ir aumentando com o passar do tempo. É uma maneira benéfica de proteção contra doenças cardiovasculares e até de males mais graves, com risco de vida.

A revista científica JAMA Internal Medicine, tida como uma bíblia da saúde no fitness, publicou recente artigo no qual sentencia que praticar exercícios físicos apenas nos fins de semana pode ser mais do que perigoso. Segundo o estudo, as atividades de lazer realizadas com intensidade e dedicação são mais indicadas quando as pessoas não estão condicionadas para esportes de impacto como uma pelada.

‘Qualquer exercício é melhor que nenhum exercício, mas é importante acertar nas escolhas”, lembra Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech.

De acordo com Netto, os atletas de sábado, domingo e feriados parecem ter predisposição às atividades intensas como forma de compensar o que não fazem na semana. “E assim vão se machucar, especialmente por não contarem com musculatura capaz de absorver os impactos proporcionados pelo exercício”.

A falta de periodicidade e frequência aumenta as chances do surgimento de doenças cardiovasculares, já que o coração desses malhadores eventuais não está preparado para suportar a sobrecarga repentina. “É vital respeitar os limites do corpo e saber o momento de parar”, conclui o diretor da Bodytech.

Capacidades necessárias para quem quer jogar (bem) futebol:

Força: no futebol é muito específica. O treino de musculação bem executado auxilia com o ganho de força. Exercícios como agachamentos, stiff, afundo, leg press, saltos, fortalecimento do core (abdominal, lombar e glúteos) e membros superiores para ajudar nessa capacidade. O trabalho ajuda na a calcificação dos ossos. E no caso das mulheres, ajuda a prevenir a osteoporose. Vale a pena estruturar um programa voltado à prática de um jogo de bola com emprego de força na academia.

Agilidade e velocidade: movimentos em ziguezague, para frente e para trás, deslocamentos laterais, diagonais trabalham equilíbrio e coordenação motora. Realizar exercícios de mudança de direção é ideal para dar um up grade nesta capacidade. Outra opção é focar no trabalho de força e saltos para melhorar a performance durante o vai e vem do jogo.

Equilíbrio: agachamentos, trabalhos unilaterais em pé e propriocepção (discos instáveis, terreno instável) e fortalecimento do core. Quanto mais força de membros inferiores a pessoa tiver e o centro do corpo bem equilibrado, essa capacidade terá um bom desenvolvimento.

Fôlego e explosão: para potencializar essa condição, a melhor maneira é jogar futebol. Ao realizar o treino na academia regularmente e de maneira harmônica, deve-se obter velocidade, agilidade, condição cardiovascular e mobilidade articular entre outras. O desempenho será muito melhor com a musculatura preparada.

*Fotos: Lucas Landau