A Auti Books – plataforma de venda de audiobooks – disponibiliza em seu catálogo Na Raça: Como Guilherme Benchimol criou a XP e iniciou a maior revolução do mercado financeiro brasileiro, de Maria Luíza Filgueiras (Editora Intrínseca). A obra conta os bastidores da trajetória do fundador e CEO da XP.
Danielle Machado, editora executiva da Intrínseca, conta que o livro nasceu de uma matéria sobre Benchimol produzida pela autora Maria Luiza Filgueiras, à época para a revista Exame. “Na raça é um trabalho de reportagem da Maria Luiza, que costurou um a um os pontos de virada da trajetória de Benchimol e da XP, numa história que se ouve do início ao fim sem querer desplugar o fone.”
No livro, que conta com prefácio de Jorge Paulo Lemann (cofundador da 3G Capital), a autora relata como a XP se transformou num fenômeno do mercado financeiro, desafiando a concorrência a buscar inovação. Maria Luíza acompanhou a empresa por nove anos como jornalista – de veículos de negócios como Gazeta Mercantil, Exame e Valor Econômico – e, na apuração para a obra, reuniu entrevistas com ex-sócios, advogados, analistas, reguladores, executivos da XP e gestores de fundos, além do próprio Guilherme.
“Ao todo foram 62 entrevistados, somando 107 horas de entrevistas, cerca de 18 horas somente com Benchimol”, explica a autora.
Após ser demitido da empresa em que trabalhava, no mercado financeiro, em 2011, o carioca Guilherme Benchimol mudou para Porto Alegre. Numa salinha de 25 metros quadrados, fundou sua própria empresa de investimentos – que se tornaria a XP. A empresa despontou na era das empresas “disruptivas” ao desafiar o modelo de negócio consolidado pelos grandes bancos e mudar a forma como os brasileiros investem seu dinheiro. Recentemente, o Banco Itaú comprou parte do capital da empresa.
*Imagem de capa: Canva
**Imagem do texto: Divulgação