Nascida em Porto Alegre, Juliana Faingluz sempre demonstrou paixão pela cozinha. Ela se formou em jornalismo, mas nunca exerceu a profissão – a culinária falou mais alto. Com passagem por restaurantes renomados, foi o braço direito do Alex Atala, no DOM e subchefe da Helena Rizzo, no Maní, também tem o La Brasserie Erick Jacquin e os internacionais premiados Quique Dacosta, El Celler de Can Roca e o Hotel Maher, na Espanha, em seu currículo.

Sua vasta experiência deu origem ao Kith 2º andar, restaurante localizado no coração de Pinheiros, em São Paulo, do qual é sócia e chef à frente da cozinha. A proposta é uma comida descomplicada, com referências de sua bagagem pelo Brasil, infância em Porto Alegre e seus trabalhos na Espanha. “Busco uma culinária feita por amigos e para amigos, unindo atendimento atencioso e uma comida que conforta”, declara Ju.

Com o The List Brasil, a chef divide quarto endereços para se sentir um gaúcho em São Paulo. Confira!

 

KITH 2º ANDAR

“Sou uma das sócias e chef à frente da cozinha do restaurante Kith 2º andar, localizado no segundo andar de um prédio comercial em Pinheiros. A proposta é resgatar a culinária afetiva, feita por amigos e para amigos. Como sou gaúcha, trouxe todas as minhas raízes para a cozinha: a churrasqueira é o coração da casa e temos versões deliciosas de xixos (espetinho gaúcho), braseados e arroz”

 

CONSULADO GAÚCHO

“O Consulado Gaúcho aguça a memória afetiva dos gaúchos que lá frequentam e servem o verdadeiro e autêntico Xis – sanduíches prensados que são famosos no Rio Grande do Sul. O tradicional leva carne, alface, tomate, ervilha, milho e é possível encontrar outras versões, como o Xis Feijoada e o Xis Coração. Para completar a experiência, eles também vendem a cerveja Porlar, refrigerante fruki e o salgadinho pastelina”

 

QUINTANA BAR

“Desde 1906, o Quintana Bar resgata a gastronomia do Sul do Brasil para ser compartilhada à mesa e, de quebra, ainda homenageia o poeta Mário Quintana. Atualmente a casa fica no Brooklin e também fazem um Xis maravilhoso. O cardápio inteiro conta os sabores da história gaúcha, desde a entrada, prato principal, lanches e sobremesa – eles tem churrasco na vala e sorvete até de chimarrão. Também há um armazém que vende produtos de pequenos produtores gaúchos”

 

EL PAMPERO

“O EL Pampero, em Pinheiros, é um restaurante pequeno que busca valorizar a cozinha dos pampas. Usando a calçada como extensão e receitas familiares, o chef gaúcho Rodrigo Trindade serve cortes de carne grelhados na churrasqueira a carvão. O esquema, famoso do bairro, é de pedir direto no caixa, aguardar ser chamado e comer nas mesinhas na calçada. Ele foca nas carnes do tripé sulista e é um ótimo lugar para se provar boas carnes por bom preço”

 

*Foto chef: Tadeu Brunelli
**Demais imagens acervo pessoal/ divulgação