A arquiteta Cecília Cavalcanti, sócia da Stil Arquitetura, adora praia, calor, sol e mar. E seus destinos de férias costumam levar isso em consideração.

Em junho de 2019, esteve sozinha durante oito dias no Arquipélago de Fernando de Noronha e a seguir ela divide suas dicas com o The List Brasil. “Já conhecia Noronha, mas é sempre uma boa surpresa, um lugar incrível para desconectar da correria da rotina e se conectar com a natureza”, descreve.

 

Sozinha, pero no mucho

“Noronha é um lugar seguro, as pessoas são muito amigáveis e o destino perfeito para uma viagem sozinha. Mas saiba que: apesar de ir sozinha como eu, dificilmente você se sentirá só pois as pessoas que habitam este paraíso são muito receptivas e estão sempre prontas para ajudar, acompanhar e conversar”

Praia da Conceição

“O pôr do sol da Conceição é sem dúvida um dos mais belos do mundo! Reserve um tempo para ficar por lá, seja para curtir um pouquinho de agito – pois o Bar do Meio costuma ser bem frequentado e animado no final de tarde – ou para reservar um bangalô para um bom drink e aperitivos”

Cacimba do Padre

“Outro pôr do sol incrível que merece destaque é o da Cacimba do Padre, observando o Morro Dois Irmãos… os pescadores locais costumam estar por lá pescando sardinha para fazerem de isca, e é lindo demais ver os pássaros vindo atrás tentando aproveitar uma oportunidade para se alimentarem. Eles complementam a paisagem com os mergulhos incríveis”

Dica > importante prestar atenção na época do ano para descobrir qual o melhor local e o horário. Em junho, o sol estava emoldurado ao lado esquerdo da Cacimba.

Trilha do Piquinho

Este é um dos pontos mais altos para ver Fernando de Noronha. “Esta é uma trilha muito conhecida pelos locais e sugiro contratar um guia pois ele ainda poderá lhe contar toda história da ilha e seus segredinhos, além de uma verdadeira aula sobre a fauna e flora local”

Pegando praia

“Cada praia de Noronha tem um ‘clima’ e parece ter um objetivo diferente. Se a ideia é tomar sol e ter um pouquinho de estrutura como cadeiras, guarda-sol, indico a Praia do Cachorro. Para uma caminhada gostosa, a Cacimba do Padre e a Praia do Bode são ótimas opções – aproveite a maré baixa para passear e mergulhar no mar. Já se a intenção é ficar sozinha, a minha dica é descer na Praia do Leão – a maioria dos visitantes apenas observa a praia de cima, mas não chega até ela. Esta é uma das mais lindas e desertas praias da Ilha, mas não tem nenhum comércio ou ambulante e, por isso, leve água e comidinhas para poder curtir tranquilo”

Noronha de todos os jeitos

“Conheça Noronha de vários ângulos. Faça o passeio de barco, visite as praias e faça as trilhas pois cada um dos passeios nos permite vivenciar sensações diferentes. Dos barcos, vemos as praias de forma geral e conseguimos ter contato direto com a vida marinha. Aproveite também para fazer o mergulho com prancha pois como a água é tão cristalina, temos uma incrível visão do fundo do mar.

Conheça também o Bar do Cachorro e seu forrózinho que encanta turistas, visitantes e habitantes do paraíso. Diversão garantida, com certeza!”

*Imagens acervo pessoal