Em dezembro, a designer Renata Romanó participou do Marché des Créateurs, evento do MUDAM (Musée d’Art Moderne Grand-Duc Jean), em Luxemburgo. Ela foi a única selecionada brasileira a integrar o mix de marcas do evento. Realizado na loja do museu, a feira é um espaço incomum de visibilidade para designers de todo o mundo, reconhecendo e incentivando produções inovadoras nas mais variadas manifestações.

Criado há quase uma década, o Marché des Créateus acontece duas vezes ao ano convidando criadores e artistas que se utilizam de técnicas diferentes em diversas disciplinas tais como design de produto, cerâmica, moda, design têxtil, ilustração, joias e publicações. Produto originais, feitos à mão e com edições limitadas. Este ano Renata e os outros selecionados passaram pelo crivo da curadora convidada Tania Brugnoni, diretora do Criativo Hub 1535°, de Luxemburgo.

 

Formada em Design de Carros pela Universitá Degli Studi di Firenze, Renata Romanó trabalhou na Secretaria de Moda de Florença e participou do projeto para a criação da boneca Barbie para a edição especial em homenagem a Caterina de Medici. Seu trabalho consiste em joias autorais feitas em ouro, prata e pedras naturais.

Renata destaca, com exclusividade para o The List Brasil, peças de designers internacionais que estiveram ao seu lado na renomada feira em Luxemburgo. A brasileira observa que todos os produtos são feitos à mão. “Na Europa, o movimento do handmade está bem forte. A manufatura artesanal e o ‘ser único’ é supervalorizado”, conta. Conheça sua lista de achados na última edição do Marché des Créateurs:

Marcel’s Sk8-shapes

“Shapes pintados à mão, personalizados e exclusivos, não tem uma peça igual a outra”

Joelle & Jeremias

“Marca francesa de quimono unissex que leva a proposta de usar a peça no dia a dia. Peças com acabamento impecável”

Anne-Marie Herckes

“A designer faz miniaturas de ícones da história da moda. Paletó, jaqueta, bolsa, sapato. Estas miniaturas podem ser usadas como broches em blusas, lenços o bolsas. O que me impressionou foram os detalhes e acabamento. Fora que é uma viagem na história da moda”

Feliae

“Marca belga de lenços de seda com estampas ligadas à felinos. As estampas são lindas, mas o mais legal é que lá no museu ela apresentava um vídeo de como usar”

BeUnPerfect

“Marca de bolsas de uma italiana que mora na França. As bolsas são super versáteis e vc pode usar de várias formas. A marca usa cores fortes e um design diferenciado”

*Imagens divulgação / acervo Renata Romanó
**Foto destaque: MUDAM Collection