Gal Barradas é “soteropaulistana, empreendedora, publicitária. Māe, mulher e filha orgulhosa”. Convidamos esta empresária que muito entende de Salvador para dividir um roteiro para quem vai curtir a capital baiana neste #carnaval2020. Confira suas dicas e boa viagem!

#newin

“O restaurante Manga, no Rio Vermelho, é top! Só tem menu degustação e é o máximo: experiência única em sabor, estética e atendimento. Atualmente, não conheço nada parecido. No terraço dá pra comer só as entradinhas sem jantar e sentir a brisa do mar.

Outras sugestões são: Origem (Caminho das Árvores), menu degustação, e o Ori (Horto Florestal) com menu à la carte. Ambos do chef Fabrício Lemos, que foi considerado uma das grandes novidades na gastronomia brasileira este ano.”

#badalar

“Se a intenção for badalar, sugiro o Amado (do Edinho Engel, mesmo do Manacá), e o Soho, fusion japa-brasileiro.

O Chez Bernard reabriu com uma linda ista pra Bahia, todo repaginado. Lindo!

Reserve todos.

Cabanas

“Pra comer carangueijo, lambreta, caldo de sururu, etc, sugiro a Cabana do Joāo ou a Cabana da Cely. Ambos em Pituaçu. Apesar de se chamarem cabana, eles sāo enormes. O do João, inclusive, está recém-reformado! O sabor é incrível”

*foto reprodução do instagram da Cabana da Cely

Igreja do Bomfim

“Se você estiver por lá em um domingo, vá na missa cantada, que é linda. Tem várias por dia. Lá na região do Bomfim, tem o Mercado Iaô no bairro da Ribeira. Aos domingos, tem shows e feira. Muito legal :)”

No Pelô

“No Pelourinho, caminhe nas lojinhas e ateliês. Às terças-feira, tem o ensaio do Olodum e sugiro se informar da programação. Mas – independente disto – visitar a sede do Olodum é maravilhoso pra entender a história dos negros em Salvador através das suas músicas.

Pra almoçar no Pelô, tem várias boas opções como o Tempero da Dadá e o restaurante da Casa do Amarelindo, que é um pousada que foi eleita uma das melhores hospedagens de Salvador #ficaadica”

Praias de Salvador

“Para quem busca barracas de praia, com areia e comidas de praia, indico a Barraca do Loro em Praias do Flamengo. Mais agito.

Se quiser algo mais tranquilo, Praia de Aleluia, ali perto.

Para nadar, tem a praia do Porto da Barra, uma mini-baía, uma delícia, mas lotada!

Mais perto, ainda na cidade, antes do aeroporto, tem a praia do Sesc ou 3a ponte”

Imperdível!

“A Casa de Jorge Amado na Rua Alagoinhas no Rio Vermelho, linda. Onde eles viveram, com histórias, interações, objetos”.

*Consulte a programação em datas especiais. Fotos by @galbarradas

Imperdível 2!!

“Visitar a Casa do Carnaval. Pra quem viveu o Carnaval de Salvador é um must go, lindo, emocionante. E é arte!!”

*Foto reprodução do instagram da Casa do Carnaval

MAM

“Visitar o MAM que fica numa locação colonial incrível e a adaptação do prédio é uma obra de Lina Bo Bardi. Acervo bárbaro. Também fica à beira da Bahia na Av Contorno”

Últimas dicas de quem muito entende (e conhece) Salvador =)

“Do Terreiro de Jesus até a Praça Municipal é muito pitoresco. Na Praça tem prédios do século 16 ao século 20. Se você for, entre na Cubana que fica no alto do Elevador Lacerda e peça bolinho com maltado de abacate. 

Neste mesmo caminho tem o Museu da Misericórdia, que é um dos maiores acervos sacros da cidade. Fica na Igreja da Misericórdia.

Chegando no Terreiro de Jesus, a Catedral Basílica está toda reformada. Maravilhosa!!!! Única no Brasil de tanto esplendor!

Vale super a pena conhecer o Fera Palace Hotel, vizinho do Hotel Fasano que também está maravilhoso. O prédio do Fera é uma joia art déco do Brasil,  magnífico! A vista do último andar é sensacional e o restaurante é ótimo.

It na Rua do Carmo no Café Cafelier (bolinhos e cafés) ou no Restaurante Pisco (ver o por do sol do varandão do fundo). Maravilhosos. Podem ir a pé até a Cruz do Paschoal, até o Convento do Carmo!

Os melhores acarajés: Cira em Itapuā ou Dinha no Rio Vermelho.

Ainda no Rio Vermelho, se quiser um programa despojado, informal, sugiro ir no antigo Mercado do Peixe, em frente ao Largo da Mariquita. Vários bares e restaurantes muito descontraídos e à noite, FERVE rsrs”