Parte norte da ilha paradisíaca franco-holandesa no Caribe, Saint-Martin é o lugar ideal para passar as férias de verão. Praias belíssimas, ambiente descontraído, ótima rede hoteleira, gastronomia de primeira e super variada e muitas atividades para fazer – seja sozinho, em casal, família ou grupo de amigos. Com clima tropical, a temperatura média anual alcança os 27º C.
Região Ultramarina da França, Saint-Martin tem nas praias o principal cartão-postal. No total há 26 opções para o turista, no mínimo, curtir o sol do Caribe. O mar é ótimo também para a prática de esportes como surfe, kitesurfe e canoagem e para passeios de catamarã, com opções de mergulho livre ou com snorkel. A visibilidade embaixo d’água permite, praticamente todos os dias, a observação privilegiada da fauna e flora marinhas.
Em relação à gastronomia, os restaurantes e bares mesclam as cozinhas francesa, caribenha e de vários outras origens, e a excelência da culinária local conduziram o destino à posição de Capital Gastronômica do Caribe.
Vale a pena provar o drinque típico local, o ti’punch, feito com rum branco, limão e xarope de cana-de-açúcar. O Caribe é o lar do rum – bebida alcoólica obtida do destilado de melaço de cana-de-açúcar, envelhecida em barris de carvalho.
A variedade na culinária pode ser explicada também pela população. “É uma ilha pequena, com 87 km2 de área – sendo 53 km2 na parte francesa e 34 km2 na parte holandesa, Sint Maarten –, e que reúne uma população simpática e acolhedora de 85 mil pessoas com uma ampla diversidade de origens: mais de 100 nacionalidades estão representadas”, destaca a diretora da Secretaria de Turismo de Saint-Martin, Aida Weinum.
Em relação à hotelaria, Saint-Martin oferece uma boa variedade com estabelecimentos charmosos até hotéis de luxo, como o La Samanna, da rede Belmond, e o La Playa – que investiu € 5 milhões em uma ampla modernização. Em fevereiro do próximo ano será inaugurado o Secrets St. Martin Resort & Spa, da rede AMResorts.
Em Saint-Martin, o francês é o idioma oficial e outras línguas são faladas como o inglês e o espanhol. As lojas são dutyfree, portanto dá para recuperar as taxas e os impostos na hora de voltar ao Brasil. Para brasileiros não é exigido visto de entrada.
Para viajar ao destino é necessário fazer uma conexão na Cidade do Panamá ou em Miami. Para mais informações acesse www.st-martin.org.
Fotos: Laurent Benoit