Ponto gastronômico e cultural da capital paranaense, o Mercado Municipal Curitiba encanta moradores e turistas há mais de 60 anos. Cores, aromas, delícias e história são alguns dos motivos para tanto sucesso. Confira algumas das razões para você incluir o Mercado na sua rotina ou programação quando estiver em Curitiba.
1.História. O Mercado Municipal de Curitiba foi fundado em agosto de 1958. Desde sua criação passou por diversas reformas para se adequar ao ritmo da cidade que não para de crescer. Após a mais recente ampliação, em 2010, o mercado passou a ocupar grande parte da Avenida Sete de Setembro e Avenida Presidente Affonso Camargo.
2. Frutas exóticas. Como um dos maiores centros de vendas de hortifruti, os boxs e lojas do Mercado oferecem frutas raras e exóticas capazes de agradar até os mais difíceis paladares. Destaque para a atemoia, jambo rosa, cranberry, framboesa, avocado, pitaya vermelha e amarela.
3. Cafés gourmet. No Mercado, uma simples pausa para o café se torna uma experiência gourmet única e inesquecível. Cafeterias especializadas oferecem produtos importados para serem degustados em ambientes intimistas. Ou se preferir, que tal levar uma lata de café Jacu Bird para ser apreciado no conforto do seu lar?
4. Orgânicos. O Setor de Orgânicos do Mercado é o primeiro local de vendas de produtos livre de agrotóxicos e aditivos químicos do Brasil. Lá você encontra frutas, verduras e legumes que não agridem o meio ambiente e ainda garantem uma refeição mais colorida e saudável.
5. Presentes únicos. Pedras preciosas, joias, louças, cosméticos, roupas, importados e muitas opções de cestas para presentear em diversas ocasiões.
6. Vinhos. Renove sua adega com rótulos importados. No mercado, há vinhos exclusivos e de produção própria. Tintos, rosés ou brancos? A escolha é sua!
7. Atendimento personalizado. Assim como acontece na maioria dos mercados municipais pelo mundo, no Mercado Municipal de Curitiba os atendentes entendem muito dos produtos e costumam ser os próprios permissionários ou proprietários, o que ajuda a garantir um atendimento único e de acordo com a necessidade de cada cliente.
8. Cultura nipônica. A cultura japonesa está presente no mercado desde sua abertura, lá na década de 50. Hoje, são 20 estabelecimentos entre restaurantes, cafés, mercearias e lojas de artigos orientais para decoração, utensílios domésticos e vestuário.
9. Diversão para toda família. Nos finais de semana têm contação de histórias. Além disso, o Mercado é local de manifestações artísticas então sempre tem apresentações de música, coral, dança, e muito mais.
10. Tirar fotos. Se você gosta de fotografia, o Mercado é o cenário ideal e vai garantir muitas curtidas e comentários nas redes sociais. São tantas cores, formatos e luzes que até os mais principiantes fotógrafos conseguem fazer bonito com o celular. Só não esqueça de marcar o @mercadomunicipaldecuritiba. Assim, sua foto pode ser repostada e aparecer para mais de 70 mil seguidores no Instagram 😉
*Imagens do Mercado: Divulgação/ Prefeitura Municipal de Curitiba
**Imagem Cultura Nipônica: Unsplash
***Imagem: Tais Mainardes