Cristalino Lodge, um dos melhores ecolodges do mundo segundo a National Geographic Traveler, dá algumas dicas para os turistas que pretendem desbravar a maior floresta tropical do planeta durante a alta temporada

Sunset Tower

Prestes a iniciar sua melhor época do ano para o turismo, a Amazônia parece ter entrado de vez no radar dos brasileiros, cada vez mais ávidos por um contato mais próximo com a natureza. Segundo dados compilados pela Organização Mundial do Turismo (OMT), a prática do chamado ecoturismo saltou de 15% para 25% nos últimos cinco anos, evidenciando destinos pouco explorados localmente, como o bioma amazônico.

Queridinha dos “gringos”, a Amazônia está presente em nove estados e em pouco mais de 60% de todo o território brasileiro. Em seus domínios, nada mais que a maior e mais diversificada biodiversidade do mundo, com incontáveis espécies para se observar, paisagens de tirar o fôlego e uma série de outros predicados que justifiquem uma viagem na melhor época do ano para se encantar com o destino.

Muito embora todas as estações apresentem características bastante distintas, todas as épocas do ano possuem peculiaridades incrivelmente únicas e atraentes, garantindo que não há tempo ruim na Amazônia. Na Reserva Cristalino Lodge, em Alta Floresta, Sul da floresta Amazônica, por exemplo, existem duas estações muito bem definidas: a estação seca, de junho a novembro, e a estação verde, de dezembro a maio. Ambas são excelentes para conhecer a Amazônia, mas oferecem experiências dispares, porém enriquecedoras.

Na estação seca, o Rio Cristalino atinge o seu ponto mais baixo em setembro, com muitas corredeiras. É uma ótima época para avistar aves e animais. Já na estação verde, a floresta se torna mais húmida e o rio atinge o seu ponto mais alto em março, encobrindo pedras e ficando mais calmo e plácido.

Bungalow outside view at night

A melhor época do ano para se aventurar pela maior floresta tropical do mundo, no entanto, é agora, entre os meses de julho e agosto, quando há menos riscos de chuva e as chances de observar grandes mamíferos nas margens dos rios se torna maior. Infinitas possibilidades de passeios e experiências se abrem para os turistas. Mas o que fazer?

O hotel Cristalino Lodge, um dos melhores ecolodges do mundo segundo a National Geographic Traveler, listou algumas dicas de atividades e experiências para os turistas que pretendem desbravar a maior floresta tropical do planeta durante as férias.

Aerial view II

Trilhas pela mata

Pode parecer clichê dizer, mas caminhar entre as árvores de um bioma tão rico e único quanto a Amazônia é uma incrível experiência de conexão com a natureza. Observar com atenção todos os detalhes da fauna e da flora também. São mais de 30 mil espécies de plantas e incontáveis espécies de aves, mamíferos, répteis e peixes. Uma vez no local, não deixe de explorar a região durante a noite. As chances de avistar algum animal em busca de alimento, sobretudo os de hábitos noturnos, são bem maiores e a experiência será inesquecível.

Passeio de canoa

Contemplar a natureza é uma prática que pode ser feita de diversas maneiras no Sul da Amazônia. Desbravar as águas por meio da canoagem é uma delas. Com a vantagem de ser uma prática bem silenciosa, já que não há a presença de motor no bote, a experiência lhe permitirá ouvir o gracioso canto dos pássaros, a correnteza do rio e os mais variados sons da floresta. Isso sem mencionar a possibilidade de avistar algumas espécies de aves e macacos com mais facilidade.

Canopy tower from above II

Observe a Amazônia do alto

Depois de explorar as suas belezas por terra e água, que tal vislumbrar os encantos da Amazônia pelo alto? Na Reserva Privada do Cristalino Lodge, em Alta Floresta, Mato Grosso, é possível apreciar toda a vastidão da floresta à 50 metros de altura, por meio de duas torres de observação. Construídas em aço galvanizado, as estruturas estão posicionadas em diferentes pontos da reserva ecológica e oferecem uma vista de tirar o fôlego, sobretudo ao pôr do sol…

Tome um banho de rio

Mergulhar em um revigorante banho de rio, com águas limpas da própria Amazônia, se traduz em uma sensação de pura felicidade. Em algumas regiões, entre os meses de julho a novembro, pequenas “praias” e pedras, quase que sob medida, surgem para tornar a experiência ainda mais gostosa, prazerosa e libertadora.

Junior Bungalow Bed

Explore os sabores da Amazônia

Espere por sabores únicos ao provar a rica e variada gastronomia local, feita geralmente com ingredientes nativos e da estação. A grande estrela da mesa normalmente é o pescado, que além de fresco, é preparado de diferentes formas ao longo dos estados que abrigam o bioma amazônico. Outros insumos, como o tucumã, também tem o seu brilho ao estar presente em muitas receitas, sobretudo na região norte do país. No Cristalino Lodge, as refeições ganham ainda ares mais do que especiais graças à infraestrutura do restaurante, que oferece vista para a floresta.

Diárias a partir de R$ 1.750 por pessoa + taxa Fundação Cristalino (R$ 275,00 por pessoa em acomodação de base dupla. Pacotes incluem transfer in/out, regime de alimentação em pensão completa e atividades de exploração diárias com guias locais.

CRISTALINO LODGE
Alta Floresta, Mato Grosso
Fones: +55 (11) 3071-0104,

+55 (66) 3521-1396
www.cristalinolodge.com.br
e-mail: office@cristalinolodge.com.br

Formulário de reservas: http://cristalinolodge.com.br/pt/reservations/booking-form/

Sobre o Cristalino Lodge

O Cristalino Lodge é um destino privilegiado na Amazônia para amantes da natureza. O hotel está localizado em Alta Floresta-MT, em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de 11.399 hectares – uma área seis vezes maior do que o arquipélago de Fernando de Noronha. Só de aves, são 595 espécies diferentes já catalogadas, muitas delas raras para a ciência. A alta biodiversidade da região atrai turistas do mundo todo em busca de conforto e contato com a floresta autêntica no coração do Brasil.

O Cristalino possui 18 acomodações com lençóis Trousseau 300 fios, amenidades Granado, duas torres de observação de 50m de altura, atividades como trilhas de passeios guiados, canoagem e banho de rio no deck flutuante. Todos os quartos são abastecidos com energia solar, garantindo conforto e bem-estar. Desde 1990, a Fundação Ecológica Cristalino contribui com o lodge no desenvolvimento de programas de conservação, educação e pesquisa em prol da biodiversidade. Eleito pela National Geographic Traveler como um dos 25 melhores ecolodges do mundo, o Cristalino recebeu o certificado GreenLeaders TripAdvisor na categoria Platinum e foi vencedor do Sustainable Vision Award pela Brazilian Luxury Travel Association – BLTA.

Cristalino Lodge / Informações à imprensa
Lucia Paes de Barros Assessoria de Comunicação

LPB – Lucia Paes de Barros – Assessoria de Comunicação

Lucia Paes de Barros – lucia@luciapaesdebarros.com.br | Tel: (11) 99901-1319
Rodrigo Andrade – rodrigo@luciapaesdebarros.com.br | Tel: (11) 96307-7371

www.luciapaesdebarros.com.br