Nossos números em nossos 31º Jogos Olímpicos

A contagem regressiva está quase no fim, os atletas estão prontos e os cronômetros estão prontos para começar. Na próxima sexta-feira, dia 26 de julho, os Jogos Olímpicos de Paris 2024 darão início a um verão de ação esportiva no coração da capital francesa.
Pela 31ª vez desde 1932, a OMEGA irá desempenhar o papel de Cronometrista Oficial, registrando sonhos em todos os 329 eventos olímpicos em 32 esportes. No total, a marca suíça traz mais de 90 anos de experiência em seu papel de cronometragem e chegará a Paris com a tecnologia mais avançada que já apresentou.
Isso será seguido pelos Jogos Paralímpicos, que começam em 28 de agosto, nos quais a experiência e a expertise da OMEGA serão novamente requisitadas. A marca tem orgulho de cronometrar esta competição desde 1992, usando o mesmo equipamento confiável dos Jogos Olímpicos, juntamente com muitas peças de tecnologia adaptada.
Em cada edição dos Jogos Olímpicos, o lema “mais rápido, mais alto, mais forte – juntos” certamente se faz presente. Recordes mundiais estão constantemente sendo quebrados e as margens de vitória estão se tornando mais estreitas a cada fração de segundo. Por essa razão, a OMEGA está sempre evoluindo e atualizando os equipamentos que atletas, juízes e espectadores confiam.
Paris 2024 destaca o próximo salto da OMEGA no campo da cronometragem moderna. Elevando os padrões de precisão e desempenho, a marca não apenas medirá os resultados que separam o ouro, a prata e o bronze, mas também desencadeará uma onda de dados detalhados que mostrarão exatamente como cada evento é ganho ou perdido.

Tome seu lugar na linha de partida – e prepare-se para testemunhar as emoções, os triunfos e as histórias deste momento especial no tempo.

Um Legado de Sonhos | Nossa História


Não há outra empresa de relógios com a experiência nos Jogos Olímpicos e a expertise em cronometragem da OMEGA. A herança da marca começou em 1932, quando, pela primeira vez na história, uma única empresa de relógios foi selecionada como Cronometrista Oficial para todos os eventos. Foi um momento decisivo na história da medição esportiva que definiu o curso para um futuro incrível. A OMEGA enviou um relojoeiro de Bienne até Los Angeles, armado com 30 cronômetros de alta precisão, precisos até 1/10 de segundo. Isso foi seguido em 1936 pelos Jogos Olímpicos de Inverno em Garmisch-Partenkirchen, onde a OMEGA foi novamente selecionada como Cronometrista Oficial, desta vez aceitando o desafio de eventos de neve, como patinação de velocidade e esqui alpino.
Desde essas primeiras incursões na cronometragem, ficou claro que a OMEGA se destacava em precisão, com equipamentos confiáveis e profissionais dedicados que podiam cumprir a enorme tarefa exigida. Já se passaram 92 anos desde Los Angeles 1932. A confiabilidade e a confiança do COI permaneceram constantes durante esse tempo, mas a tecnologia que a OMEGA traz para os Jogos Olímpicos tem evoluído continuamente.
Enquanto 1948 viu a chegada da era eletrônica, com a primeira câmera de fotofinish da OMEGA e células fotoelétricas, houve mais avanços em 1956 e 1968, quando o esporte da natação foi revolucionado com cronômetros semi-automatizados e as agora icônicas placas de toque. No atletismo, dispositivos como blocos de partida e detecção de falsa largada têm visto desenvolvimento e aprimoramento contínuos desde 1984.
Hoje, a era moderna apenas comprova o quanto a OMEGA avançou. Os dias do cronômetro ficaram para trás, agora substituídos por Cronômetros Quantum movidos a quartzo, introduzidos pela primeira vez em 2012, que podem dividir o tempo em milionésimos de segundo. Desde 2018, a OMEGA também lidera em sistemas de sensores de movimento e posicionamento, onde o desempenho de cada atleta pode ser medido do início ao fim – revelando exatamente como cada evento é vencido ou perdido.
Certamente, tem sido uma jornada de tecnologia inovadora ao lado de momentos esportivos históricos. Mais do que um dever, os Jogos Olímpicos para a OMEGA se tornaram uma paixão que representa perfeitamente a busca da empresa por precisão, qualidade e realização.
Os 31 Jogos Olímpicos da OMEGA

Desde a sua primeira experiência como Cronometrista Oficial nos Jogos Olímpicos de 1932 em Los Angeles, a OMEGA tem sido uma parte essencial da história olímpica. Ao longo de 31 edições dos Jogos, a marca tem sido responsável por registrar alguns dos momentos mais memoráveis do esporte mundial. Abaixo estão alguns dos marcos significativos da jornada da OMEGA ao longo dos Jogos Olímpicos:

  1. Los Angeles 1932
    • Primeira vez como Cronometrista Oficial.
    • Introdução dos cronômetros de alta precisão.
  2. Londres 1948
    • Primeira utilização de células fotoelétricas para cronometragem de chegada.
    • Introdução de um sistema de fotofinish, revolucionando a determinação de resultados.
  3. Melbourne 1956
    • Implementação de dispositivos de cronometragem eletrônicos.
    • Avanços significativos na precisão dos resultados.
  4. México 1968
    • Utilização de sensores de toque para natação.
    • Primeira cronometragem ao centésimo de segundo em atletismo.
  5. Munique 1972
    • Desenvolvimento de sistemas automáticos de processamento de dados.
    • Introdução de novos sistemas de cronometragem para eventos de ciclismo.

Equipamentos Essenciais da OMEGA

A OMEGA utiliza uma variedade de equipamentos avançados para garantir a precisão na cronometragem dos Jogos Olímpicos. Alguns dos dispositivos e tecnologias essenciais incluem:
A Pistola de Partida Eletrônica

Um início igual é vital nos esportes. Mas o problema com as pistolas tradicionais é que os atletas nas raias mais distantes ouvem o disparo de uma fração de segundo mais tarde do que os das raias mais próximas. Hoje, a pistola eletrônica da OMEGA está conectada a alto-falantes posicionados atrás de cada corredor. Quando o gatilho é pressionado, um flash de luz é emitido, um pulso de partida é enviado para o dispositivo de cronometragem e, o mais importante, um som é reproduzido atrás de cada atleta, proporcionando a todos um início igual.

Blocos de Partida no Atletismo

Além de terem alto-falantes integrados, os blocos de partida no atletismo também possuem sensores embutidos que medem a força do atleta contra o apoio para os pés 4.000 vezes por segundo. O sistema de detecção envia instantaneamente as medições de força para um computador no local, permitindo que o juiz de partida visualize qualquer falsa largada. As regras da World Athletics fixam o tempo mínimo de reação em 100 milissegundos (um décimo de segundo). Qualquer reação que ocorra abaixo desse limite é considerada uma falsa largada.

Cronômetro Quantum

A versão moderna de um cronômetro. O Cronômetro Quantum da OMEGA tem uma resolução aprimorada de um milionésimo de segundo. Impulsionado por um componente microcristalino embutido no cronômetro, a resolução é 100 vezes maior do que os dispositivos anteriores e, com uma variação máxima de apenas um segundo a cada dez milhões de segundos, é cinco vezes mais preciso.

Tecnologia de Fotocélula

Em vez da tradicional fita nas linhas de chegada das corridas, a tecnologia de fotocélula emite feixes de luz. Assim que o atleta vencedor cruza esses feixes, seu tempo de vitória é instantaneamente registrado. A OMEGA agora usa quatro fotocélulas na linha de chegada, todas integradas em uma unidade, permitindo a detecção de mais padrões corporais. Embora isso forneça à OMEGA um tempo de chegada imediato, o tempo oficial é sempre tomado da câmera de fotofinish.

Placas de Toque

No final de uma corrida de natação, as famosas placas de toque posicionadas em ambos os lados da piscina permitem que os nadadores “parem o relógio” ao exercer uma pressão de entre 1,5 e 2,5 kg (3,3 e 5,5 libras). É a maneira mais precisa de medir o tempo neste esporte desafiador, e a OMEGA foi responsável por introduzir essa tecnologia nos Jogos Olímpicos de 1968. Desde Tóquio 2020, as placas de toque também foram introduzidas na escalada de velocidade, posicionadas no topo da parede.

Show de Luzes na Natação

O Show de Luzes na Natação apresenta luzes montadas nos blocos de partida no final da piscina. Quando uma corrida termina, um único ponto grande indica o atleta que ficou em primeiro lugar, dois pontos médios mostram quem ficou em segundo, e três pontos menores de luz confirmam o terceiro colocado. É uma maneira perfeita para que atletas e espectadores vejam instantaneamente o resultado de uma corrida.

Placar de Alta Resolução

Os placares de alta resolução da OMEGA exibem não apenas texto e informações ao vivo, mas também animações, fotos dos atletas e imagens visuais. Usando efeitos modernos, os nomes dos vencedores e os resultados são exibidos de forma destacada para cada evento.

Sensores de Movimento e Sistemas de Posicionamento

Em muitos esportes, incluindo natação e atletismo, a OMEGA está usando tecnologia avançada para capturar informações ao vivo durante os eventos. Desde velocidades e posições ao vivo, até aceleração e trajetória, e até o número de braçadas que um nadador dá. A marca agora tem a capacidade de mostrar cada evento através de uma ampla gama de métricas. Perfeito para emissoras, espectadores e treinadores analisarem e entenderem cada desempenho do início ao fim.

Nova Tecnologia para Paris 2024

Para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, a OMEGA apresentará novas tecnologias de cronometragem e coleta de dados esportivos, incluindo:

 

Scan ‘O’ Vision ULTIMATE

As margens nunca foram tão claras. Em Paris 2024, a OMEGA está apresentando com orgulho a próxima geração de sua tecnologia essencial de fotofinish. Agora aprimorada com a maior resolução de qualquer câmera de fotofinish disponível no mercado, o Scan ‘O’ Vision ULTIMATE pode capturar até 40.000 imagens digitais por segundo na linha de chegada das corridas. Isso tornará mais rápido para os juízes decidirem o resultado e separarem chegadas apertadas com máxima clareza. Sensores de cor dedicados também permitirão imagens mais limpas, sem a interferência de pixels.

Essa versão aprimorada substitui a antiga Scan ‘O’ Vision MYRIA, que era capaz de registrar 10.000 imagens digitais por segundo.

É a primeira vez que o Scan ‘O’ Vision ULTIMATE será visto nos Jogos Olímpicos. Produzindo uma foto composta de cada atleta cruzando a linha, ele determinará os resultados oficiais tanto no atletismo quanto no ciclismo de pista.

 

Tecnologia de Visão Computacional

Dando o próximo passo na coleta de dados de desempenho, a OMEGA estará rastreando atletas e outros objetos durante os eventos em Paris 2024 – para fornecer conjuntos interessantes e úteis de métricas. A Visão Computacional utiliza uma combinação de sistemas de câmeras únicas ou múltiplas, cada uma alimentando modelos de Inteligência Artificial especificamente treinados para cada esporte.

Como em anos anteriores, esses dados ao vivo contarão a história completa de um evento, revelando como ele foi vencido ou perdido, e os momentos críticos que levaram ao resultado final do atleta. As informações coletadas pela OMEGA permitirão uma análise esportiva aprofundada e não requerem mais etiquetas físicas anexadas aos atletas.

As possibilidades dessa tecnologia são infinitas. Desde experiências de visualização aprimoradas para o público na TV, até ferramentas de replay para apoiar decisões de julgamento e até mesmo para gerar resultados oficiais. Agora estamos vendo os Jogos Olímpicos em cada detalhe.
Assim será usada a Visão Computacional em Paris 2024 no Vôlei de Praia

Os atletas não precisarão mais usar sensores em seus uniformes. Em vez disso, todos os dados da OMEGA serão capturados por câmeras de alta definição instaladas ao redor do campo de jogo. Esta é uma conquista significativa no mundo dos esportes e oferece uma primeira visão de como o desempenho dos atletas será medido no futuro.

O sistema não só pode rastrear o movimento exato dos atletas, mas também a bola enquanto ela voa pelo ar. Isso mostrará exatamente como cada partida se desenrolou, incluindo as distâncias percorridas por cada jogador, a velocidade dos jogadores e da bola, as técnicas únicas dos jogadores, incluindo alturas de salto, e o tipo de golpes, desde smashes até bloqueios e ataques.
Assim será usada a Visão Computacional em Paris 2024 no Mergulho


Um sistema de câmeras rastreará os mergulhadores – desde o início até o salto e a entrada na água. Nesse momento, uma combinação de IA e algoritmos matemáticos reproduzirá uma visão 3D do mergulho, com dados de imagem e métricas calculadas (como tempo no ar e velocidade de entrada na água) que ajudarão os juízes a revisar a qualidade da performance.

Além das posições corporais, os dados de imagem também rastrearão a distância entre o atleta e o trampolim durante a rotina de mergulho. Isso é conhecido como o “gap de segurança”, que é a distância mínima requerida para cada mergulho. Se o gap de segurança não for mantido, o atleta pode receber uma dedução de pontos.
Assim será usada a Visão Computacional em Paris 2024 no Tênis

Ao rastrear os jogadores, as raquetes e a bola em tempo real, a Visão Computacional medirá especificamente o tempo de reação de cada saque retornado. Quão rapidamente os jogadores conseguem devolver a bola? Qual foi a posição exata de sua raquete? Esses dados serão usados para encontrar uma correlação entre os vencedores finais e seus tempos de reação após um saque.
Assim será usada a Visão Computacional em Paris 2024 na Vara

Pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, a distância entre o atleta e a barra será medida automaticamente. Esta é a maneira mais precisa já usada para ver quanto espaço restou durante um salto bem-sucedido.

 

Vionardo Tecnologia de Gráficos de Próxima Geração

A empolgante experiência dos Jogos Olímpicos não seria a mesma sem os gráficos detalhados e informativos da OMEGA. Desde a cronometragem e pontuação ao vivo até os resultados finais e informações sobre os atletas, essas exibições contínuas na tela se tornaram uma parte familiar e essencial da exibição televisiva.
O papel da OMEGA nos gráficos para TV começou em Innsbruck 1964, quando a nova tecnologia “Omegascope” sobrepôs os tempos dos atletas na parte inferior das telas de TV pela primeira vez. Esse momento introduziu o conceito de reportagens esportivas em “tempo real” e trouxe a precisão da OMEGA para milhões de telespectadores.
Agora, 60 anos depois, a mais recente geração dos gráficos da OMEGA está prestes a chegar. A tecnologia de gráficos Vionardo de próxima geração exibirá gráficos em 4K UHD (ultra-alta definição), produzindo gráficos extremamente claros e cativantes em tempo real. Oferecerá conteúdo gráfico para TV em diferentes idiomas, de acordo com a demanda das emissoras de direitos em diferentes locais geográficos. Por meio de uma interface de usuário interativa, pode ser operada por membros da equipe de transmissões olímpicas ou até mesmo por voluntários. Fora dos Jogos Olímpicos, a mesma tecnologia pode fornecer Gráficos de Televisão remotamente, minimizando a pegada de infraestrutura nos locais de competição e melhorando as medidas de sustentabilidade.
Nos Jogos Olímpicos Paris 2024, os gráficos serão implantados pela OMEGA para cada esporte nos respectivos locais de competição, com alguns sistemas também instalados no IBC (Centro Internacional de Transmissão) para produções remotas específicas. A partir daí, os gráficos serão fornecidos ao OBS (Serviços de Transmissão Olímpica), que os enviará para os Detentores de Direitos de Mídia ao redor do mundo.
Sempre à Frente
O Futuro dos Sensores de Movimento e Sistemas de Posicionamento

Identificando Momentos Extraordinários na Competição
Os dados estão impulsionando uma revolução na maneira como entendemos o esporte. A vasta riqueza de informações detalhadas que podem ser coletadas é limitada apenas pelos limites da tecnologia e da imaginação. Para superar essas limitações e ajudar atletas, treinadores, mídia e fãs a apreciar plenamente as nuances de uma performance, a OMEGA, em seu papel como Cronometrista Oficial dos Jogos Olímpicos, está dedicada a complementar o esporte de elite com dados abrangentes.
Como líder na coleta e aproveitamento de métricas esportivas, a OMEGA está à frente, combinando sensores de movimento inovadores e equipamentos de posicionamento com tecnologia de Visão Computacional e sistemas de inteligência para gerar dados tão envolventes quanto perspicazes. Em cada etapa dos Jogos Olímpicos, esses dados fundamentais servem como base para entender o desempenho do atleta e a narrativa mais ampla da competição.
Antes de um Evento

A expectativa para uma competição é gerada muito antes do evento começar. Usando dados que a OMEGA capturou durante competições anteriores, como eliminatórias anteriores em Paris ou edições passadas dos Jogos, a estratégia e execução passadas de um atleta podem ser estudadas para ajudar a entender o que se pode esperar deles em concursos futuros. Seja observando a progressão em uma habilidade ou imaginando o impacto dessa habilidade em um campo competitivo específico, com a moldura certa, os dados esportivos históricos podem ajudar a antecipar o que está por vir.

No atletismo, por exemplo, com base nos dados coletados pelos Sistemas de Rastreamento em Tempo Real, Detecção de Falsas Partidas e Rastreamento de Movimento da OMEGA, a importância dos dados de desempenho anteriores pode incluir a análise do tempo de reação do atleta nos blocos de partida, a aceleração durante a fase de impulso, sua velocidade máxima ou contagem de passos em uma distância específica. Da mesma forma, em um esporte acrobático como o mergulho, usando a tecnologia de Sensores de Movimento e Visão Computacional inteligente da OMEGA, o ângulo e alinhamento do corpo de um mergulhador podem ser capturados para estudar mais plenamente a velocidade, posição e rotação durante o voo antes da entrada na água. Essas métricas integrais, embora invisíveis ao olho não treinado, contribuem para o sucesso da execução do atleta e a probabilidade de realização em futuras performances.

Dentro desses dados, também existe o poder da amplificação. Quando os dados de um único atleta são comparados com os dados de outros competidores, pode-se começar a comparar desempenhos separados. Por meio dessa comparação, e no contexto do conhecimento e estrutura adequados, pode ser possível obter insights sobre possíveis vantagens competitivas, bem como antecipar os desempenhos a serem esperados.
Durante o Evento

A tecnologia da OMEGA está no local, no coração da ação. Além da entrega de resultados instantâneos da competição, pelos quais a OMEGA é bem conhecida, a marca também usa seus sistemas aprimorados de Sensores de Movimento para fornecer métricas ao vivo essenciais enquanto uma corrida está em andamento. Um exemplo disso é o Swim Tracker da OMEGA, que coleta posições ao vivo dos atletas, velocidades de nado e até mesmo a contagem precisa de braçadas de um nadador individual. No contexto adequado, esses dados podem ser comparados com informações anteriores para ilustrar como uma corrida está se desenrolando antes que os nadadores terminem a prova.
Após o Evento

Uma vez que a linha de chegada é cruzada e as cerimônias de premiação estão em andamento, a narração de dados e a análise de desempenho continuam. Como parte dos Sistemas de Resultados Inteligentes da OMEGA, algoritmos estatísticos e modelos de IA treinados são usados para descobrir dados fora do padrão durante as competições. Essas variações podem ser analisadas para fazer uma comparação abrangente do desempenho dos atletas e, ao fazê-lo, detectar momentos-chave da competição. É nesses momentos extraordinários que o estreito intervalo de vitória pode ser encontrado e como um atleta se tornou um campeão olímpico pode ser identificado.
Relógios OMEGA para Paris 2024


Para comemorar os Jogos Olímpicos de Paris 2024, a OMEGA lançará uma série de relógios exclusivos. Esses modelos celebrarão o espírito olímpico e a longa história da marca nos Jogos. Os relógios combinarão design elegante com precisão de cronometragem, refletindo a dedicação da OMEGA à excelência.
OMEGA Seamaster Diver 300M “Paris 2024” Edição Limitada: Um relógio robusto e elegante, projetado para mergulhadores, com detalhes em ouro e uma pulseira personalizada.

Link
OMEGA Speedmaster “Paris 2024” Chronograph: Um cronógrafo de alta precisão, com mostrador especial em homenagem aos Jogos Olímpicos.

Link

 

Um olho no futuro

Milano Cortina 2026 e Los Angeles 2028
No dia 15 de maio de 2017, a OMEGA estendeu sua parceria global com o Comitê Olímpico Internacional (COI) até 2032. Este importante anúncio significa que os Jogos da XXXV Olimpíada em Brisbane 2032 marcarão 100 anos desde o início da relação da OMEGA com os Jogos Olímpicos, que remonta a 1932 em Los Angeles.
A assinatura da OMEGA representou o primeiro parceiro mundial dos Jogos Olímpicos a se comprometer com o Movimento Olímpico até 2032. Será a 35ª vez da marca como Cronometrista Oficial dos Jogos Olímpicos, e você pode ter certeza de que a tecnologia e a experiência estarão no mais alto nível.
Até lá, temos várias edições emocionantes e históricas para aguardar. Isso inclui a próxima edição de inverno, que ocorrerá em Milano Cortina 2026, marcando a 32ª vez da OMEGA no papel de Cronometrista Oficial. 116 eventos serão disputados em 8 esportes, com a estreia olímpica dos novos eventos de esqui de montanha. Marcando a 4ª vez da Itália como país anfitrião dos Jogos Olímpicos, promete ser uma edição repleta de emoção e cultura de classe mundial.
Depois, em 2028, será a vez de Los Angeles, onde a jornada de cronometragem dos Jogos Olímpicos da OMEGA começou. Será um retorno significativo e emocionante para a marca, com equipamentos bem diferentes daquele ano original. Novos eventos que a OMEGA vai cronometrar incluem baseball/softball, squash, críquete, lacrosse e futebol americano.