O Palio de Siena é uma das corridas de cavalos mais famosa do mundo e, sem dúvida, a mais importante para a população de Siena. A festa tradicional acontece duas vezes ao ano, em 2 de julho e 16 de agosto. É a mais pura demonstração dos costumes da cidade.

O Palio é uma festa medieval, na qual vários bairros (contrade) da cidade de Siena se desafiam em uma corrida de cavalos, no coração da cidade: a Piazza del Campo. Nestas ocasiões, a Piazza del Campo é coberta de terra e um anel ao redor da praça serve como pista para a corrida.

No dia da corrida, a cidade vive uma euforia: bandeirinhas coloridas, multidões animadas, moradores com roupas medievas e muitos turistas, que acabam sentindo o mesmo frio na barriga que os participantes: “As origens do Palio estão em um passado distante. Alguns registros históricos indicam corridas de cavalos em Siena já desde século XI. É uma beleza enorme ver como a tradição é marcada na vida das pessoas, desde o nascimento. Os sienenses são bem participativos tanto na organização, como na corrida em si”, explica Ana Grassi, Travel Designer especialista em Itália (que já dividiu sua lista de dicas da Bienal de Veneza com o The List Brasil).

Embora o Palio seja um evento gratuito, muitas pessoas, agências e donos de coberturas com vista privilegiada vendem ingressos para quem quer um bom lugar. “A dica que sempre dou é: se não quiser pagar para assistir o Palio, chegue bem cedo para garantir um lugar no centro da praça, que fica lotada”, indica Grassi.

Se quiser explorar melhor o centro histórico da cidade, você pode conhecer as principais atrações a pé. No fundo da Piazza del Campo está a Torre del Mangia, símbolo do poder civil de Siena que foi construída em sua época áurea, quando a cidade ainda lutava contra o domínio de Florença.

Outra opção é o Palazzo Pubblico, construído entre os séculos XIII e XIV para acolher os Nove Senhores que governavam a República de Siena. Hoje o edifício é sede do Museu Cívico, que possui obras importantes de artistas locais. A Cappella del Palazzo é toda afrescada com passagens da vida de Nossa Senhora: a Anunciação, a morte da Virgem, a dor dos apóstolos, o funeral da Virgem e sua Ascensão.

Do lado oposto ao Palazzo Pubblico está a Fonte Gaia (1409-1419), feita em mármore com esculturas de Nossa Senhora circundada das virtudes, a criação de Adão e sua expulsão do Paraíso.

*Imagens divulgação